WhatsApp: telejornais das regionais ganham plataforma interativa

O telejornal que entra na casa dos capixabas do Norte, Noroeste e Sul do Estado, todos os dias, está com novidade: na última segunda-feira (10), foi lançada a plataforma para uso do WhatsApp. O recurso permite que os apresentadores espelhem as mensagens enviadas pelos telespectadores no painel do estúdio, de forma imediata. Logo após o lançamento, houve participação de cerca de 520 pessoas durante todo o ES1 Regional, possibilitando uma maior interação entre apresentador e quem está em casa. Afinal, é sempre uma satisfação, para os dois lados, cada vez em que um questionamento é atendido de alguma maneira.

Como é totalmente remota, a plataforma pode ser utilizada de diferentes formas. Exemplo disso é que os repórteres podem ter acesso às mensagens que estão chegando, e ela pode funcionar mesmo quando o telejornal for apresentado fora do estúdio, como já aconteceu no Sambão do Povo. Além disso, um grande benefício é que na ferramenta existe uma aba chamada “sugestões de reportagens”, reunindo os conteúdos enviados pelos telespectadores que podem ser pautas para futuras matérias.

A editora de Telejornalismo Regional, Raquel Marques, acredita que o novo meio de interação trará muitas contribuições para a produção dos telejornais. “A regional sempre trabalhou muito com os comentários durante o telejornal, mas não tínhamos a ferramenta utilizada pelo Bom Dia e pelo ES1 de Vitória, que permite o espelhamento das conversas imediatamente. Conseguimos estrear nesta segunda com o pé direito e a audiência já sentiu a diferença. Além do benefício durante o programa, o novo zap permite que os jornalistas que estão nas pontas (Linhares, Colatina e Cachoeiro) tenham acesso, em tempo real, às mensagens e ao contato dessas pessoas. Acredito que teremos um ganho bem significativo na nossa produção de conteúdo”, afirma.

O coordenador de Sistemas de Negócios, Omar Telles, que foi um dos responsáveis pela implementação do programa para as regionais, conta como foi este processo e revela que já existem novas funcionalidades sendo pensadas. “Para a realização, foi necessária uma integração com equipe da Engenharia para viabilizar a chegada nas mensagens no estúdio. A ideia é que a plataforma funcione como um sistema de mensageria, pois é uma ferramenta que está em constante evolução e com diversas possibilidades. A propósito, novas funcionalidades estão previstas para serem implementadas na plataforma, inclusive com utilização da Inteligência Artificial, como análise de sentimentos e nuvem de palavras”, conta.