Unidos Pela Vacina: saiba como apoiar o movimento

Depois de chegar ao Espírito Santo, com o apoio do Movimento ES em Ação e da Rede Gazeta, o “Unidos Pela Vacina”, idealizado pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, conta com mais uma forma de contribuir com o objetivo de imunizar toda população. Foi desenvolvida uma plataforma de parcerias da iniciativa, através da ferramenta Miisy, para fazer a ponte entre as demandas das secretarias de saúde municipais e os recursos que qualquer empresa parceira pode oferecer.

O empresário, ou outro responsável,  deve fazer um cadastro da empresa em unidospelavacina.miisy.com/. É por lá que os voluntários vão poder identificar as necessidades por estado, cidade ou item e, assim, oferecer os recursos ao seu alcance. O “Unidos Pela Vacina” reforça que o movimento não recebe ou opera as doações, apenas proporciona esse relacionamento “entre a iniciativa privada e as secretarias, que devem receber diretamente os bens e serviços, a fim de ajudar estados e municípios a promover a saúde e bem-estar dos brasileiros”. Essa e outras informações podem ser conferidas no tutorial da plataforma, disponível no YouTube.

Qualquer pessoa física também pode dar seu apoio divulgando a iniciativa e mobilizando sua rede de contatos sobre o assunto. No perfil @unidospelavacina, no Instagram, está reunido o conteúdo informativo e de peças gráficas para ser compartilhado.

No momento, a primeira fase do movimento é mobilizar prefeitos e secretários municipais de saúde para responder a pesquisa, que permite traçar um diagnóstico de quais são as dificuldades e necessidades para que o ritmo de imunizações ganhe fôlego. Até o fim da tarde desta quinta-feira (04), 60 dos 78 municípios do Espírito Santo já haviam respondido ao questionário da iniciativa. “Temos um comitê trabalhando para, justamente, aumentar essa capilaridade. No final, quem aplicará a vacina será o município, por isso, temos que oferecer toda a infraestrutura e as condições para que, lá na ponta, a vacinação ocorra com sucesso”, destacou a idealizadora, Luiza Trajano.