Pelo segundo ano consecutivo, a Rede Gazeta foi a emissora oficial do Carnaval de Vitória. E se na passarela do samba os desfiles das agremiações do grupo A e do grupo especial arrastaram milhares de pessoas ao Sambão do Povo, em Vitória, na noite da última sexta-feira (14) e do sábado (15), o interesse dos capixabas também refletiu nos dados de audiência. Só na TV Gazeta, por exemplo, a audiência subiu 4,1 pontos durante a passagem das escolas do grupo especial, o que representa 80% de aumento na comparação com os quatro sábados anteriores na mesma faixa horária.
Segundo dados do Kantar Ibope Media, 642 mil telespectadores assistiram ao Carnaval de Vitória pela TV Gazeta, e o share domiciliar, que bateu a casa dos 44 pontos, cresceu 13,5 pontos sobre a média das quatro últimas semanas.
Um resultado comemorado pelo diretor de Programação e Operação da Rede Gazeta, Gabriel Moura: “O carnaval no Espírito Santo se consolida e se qualifica ainda mais ano após ano, e a TV Gazeta tem orgulho de levá-lo a todo o Brasil e o mundo através do Globoplay e do G1ES. Envolvemos mais de 200 profissionais da Rede Gazeta para a cobertura em todos os veículos, e a resposta do público nos dá a dimensão de que o esforço atingiu os nossos objetivos”.
O site G1ES contou com 42.685 mil visualizações de página e 27.180 visitantes únicos durante a exibição dos desfiles do grupo A, na sexta-feira à noite. Já a página de A Gazeta contabilizou 93.152 pageviews sobre o carnaval capixaba e 58.906 usuários únicos navegando no site.
Redes sociais
Em relação às redes sociais, a hashtag  #gazetanafolia ficou em segundo lugar no trend topics do Twitter em assuntos do momento em todo o Brasil. O perfil oficial @agazetaes ganhou 400 novos seguidores na noite de sábado (15) e as publicações no Facebook tiveram alcance de 279 mil usuários. Os vídeos da folia no Instagram de A Gazeta tiveram 304 mil visualizações até a manhã desta terça-feira (18).
Juntos, os perfis no Instagram da TV Gazeta, Rede Gazeta, A Gazeta e Litoral FM impactaram mais de 1 milhão de internautas com a cobertura dos desfiles.
Cobertura
Um estúdio no formato de aquário foi montado próximo à dispersão das escolas. Na sexta-feira (14), os jornalistas André Falcão e Carol Monteiro conduziram a apresentação com o apoio dos comentaristas Iamara Nascimento e Armando Chafik. No dia seguinte, os apresentadores do Bom Dia ES, Mario Bonella, e do ES2, Daniela Abreu, estiveram à frente da transmissão e contaram com os comentários dos especialistas em carnaval Gleydison Santos e Jace Theodoro, além da Iamara Nascimento que voltou ao estúdio de vidro pela segunda noite seguida.
Assim que cada agremiação finalizava seu desfile, os principais componentes e integrantes das agremiações passavam pelo estúdio para dar entrevistas. Essa estrutura contou com a consultoria do diretor de eventos especiais da Rede Globo Fernando Gueiros, que mais uma vez teve um papel importante por compartilhar as experiências das transmissões dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo com as equipes do Espírito Santo.
Para o diretor de Negócios da Rede Gazeta, Marcello Moraes, a transmissão do carnaval é uma forma de contribuir com o desenvolvimento da cultura do Estado. “Ser a emissora oficial do Carnaval de Vitória é motivo de orgulho para a Rede Gazeta. Nossa missão é transmitir essa festa maravilhosa para aqueles que não puderam acompanhar do local e divulgar a potência da cultura capixaba para o mundo inteiro através dos nossos sites”, pontuou.
Luxo na folia
O Camarote Zig Zag, promovido pela Rede Gazeta, também fez sucesso em 2020. A globeleza Erika Moura foi uma das presenças vips do espaço, que estava localizado em um lugar privilegiado: ao lado do recuo da bateria, no coração do Sambão do Povo.
Esbanjando alegria e samba no pé, Erika fez sucesso entre os capixabas. A bailarina dançou, tirou fotos com os foliões e dividiu os holofotes com o ator global Hugo Moura, o Daniel de “Malhação: toda forma de amar”. A dupla foi tietada e retribuiu com muita simpatia o carinho dos foliões.
O vencedor do Jogo de Panelas ES do Mais Você, Rômulo Pegoretti, também circulou pelo Camarote Zig Zag. O governador Renato Casagrande, entre outras autoridades, empresários e influencers  estiveram no local para curtir a folia de uma vista privilegiada.
O espaço, open bar e open food, foi ambientado com decoração que valoriza o estilo new wave e memphis style, cores fortes, flúor e formas geométricas. Os foliões do camarote ainda ganharam brindes exclusivos como chapéu estilo Panamá, camisas, copos customizados, chinelos, entre outros mimos.
Varadão Litoral
O Varadão Litoral foi outro espaço do Sambão do Povo desenvolvido pela Rede Gazeta. A iniciativa levou os ouvintes da rádio Litoral para um lugar com muito agito e uma ampla visão da avenida. Para ganhar o ingresso, era preciso estar antenado nos sorteios durante a programação.

O local também era open bar e contava com uma mesa de frios para os foliões curtirem a noite de samba com conforto. Locutores da Litoral, como Bruninho Andrade, Cleide Costalonga e Solange Correa marcaram presença no Varadão. O Diogo DJ, que comanda o programa “Baile Litoral” durante a semana na rádio, agitou a galera durante os intervalos dos desfiles com muita música animada.