TecnoAgro 2022 fecha a programação com debate sobre mercado de capitais e presença feminina no campo

Debatendo os impactos causados pela crise mundial no agronegócio, desencadeada pela pandemia de Covid-19 e agravada pela guerra na Ucrânia, o TecnoAgro 2022 abriu o segundo dia de programação, nesta sexta-feira (10), em Linhares. Cofundador da plataforma AAA Inovação, Arthur Igreja conduziu a palestra inicial do dia e conversou com o público sobre a produção de cacau e pimenta-do-reino. A programação, assim como no primeiro dia, foi extensa, com palco principal e três auditórios simultâneos.

Entre outros assuntos, com capacitação para o campo capixaba, o TecnoAgro também debateu o mercado de capitais no agronegócio com o colunista de Economia de A Gazeta, Abdo Filho, que recebeu o diretor presidente do Bandes, Munir Abud, e o CEO do Suno Asset, Vitor Lopes Duarte. Ainda no palco principal, um painel importante sobre a presença feminina no campo e na pesca envolveu os presentes com relatos de Alessandra Maria da Silva, médica veterinária, extensionista do Incaper e coordenadora do projeto “Mulheres no Cacau”; Aline Malta, gerente da Fazenda Três Marias; e Patrícia Ferraz do Nascimento, coordenadora de projetos na Secretaria de Estado da Agricultura, onde coordena o projeto “Elas no campo e na pesca”.

TecnoAgro 2022 reuniu empresários e produtores rurais em Linhares. Crédito: Fernando Madeira/A Gazeta

A editora-chefe de A Gazeta mediou a conversa e acredita que há cada vez mais espaço para que mulheres construam suas trajetórias em todos os lugares, incluindo no campo. “A gente quer contar histórias. A gente não quer só falar de feminicídio e violência. É preciso levar histórias de mulheres para outras mulheres. É inadmissível em pleno 2022 alguém achar que mulher não pode dirigir, que não tem direitos”, pontua.

O governador Renato Casagrande esteve presente no evento. Além de parabenizar a iniciativa de ampliar o debate sobre o agronegócio capixaba, falou sobre as políticas públicas para o setor no ES. “Estamos fazendo fortes investimentos no setor rural. Calçamento, entrega de máquinas, investimento em rodovias. Estamos fazendo investimentos para animar quem vive da agricultura. A Rede Gazeta faz importante contribuição para o agro do Espírito Santo ao realizar um evento deste porte, aproximando produtores, estudiosos, empresários da área de inovação. Aquela imagem de que a vida no campo é simples é algo que ficou no passado”, afirmou Casagrande.

Expositores avaliam

Erthelvio Nunes, diretor de pós-graduação da Faesa, elogiou a realização do TecnoAgro 2022. “O primeiro dia superou as expectativas, com a participação de pessoas muito qualificadas, as empresas que aqui estão também trazem uma série de soluções para o agronegócio. A organização acertou em cheio com essa proposta, que com certeza entra pra história da agronomia capixaba. E nós da Faesa estamos muito satisfeitos em fazer parte”, avalia.

Já o gerente de vendas da Viafor, Daniel Sassaroli, considerou o evento importante para movimentar a economia capixaba. “Esse evento tem sido muito gratificante, com uma estrutura muito boa, que a gente já conhece dos eventos da Rede Gazeta. E a movimentação, o aumento de negócios, isso é muito bom pro nosso Estado e pra nossa cidade”.

Show e happy hour

Assim como no primeiro dia, o TecnoAgro atraiu, além de empresários e produtores rurais do Espírito Santo e de outras localidades do país, o público linharense que se prontificou a curtir a programação cultural que cravou o sucesso do evento. A dupla cachoeirense Mateus Matos e Murilo agitou o encerramento do maior evento do agronegócio capixaba, dando o tom sertanejo ao Conceição Hall, em Linhares.

Para conferir os destaques da programação do TecnoAgro 2022, acesse a página especial do evento em A Gazeta.