Taça EDP das Comunidades entra em campo

A partir de agora a bola vai rolar e vão começar as disputas na Taça EDP das Comunidades. Aconteceu ontem a cerimônia de abertura e o primeiro jogo da temporada, no estádio Engenheiro Alencar Araripe, em Jardim América, Cariacica.

Na edição deste ano foram 140 comunidades inscritas e somente 40 ficaram aptas para participar da competição, sendo 32 comunidades com equipes masculinas e 8 com equipes femininas.

Pelo segundo ano consecutivo, a Taça EDP das Comunidades é uma parceria entre a Rede Gazeta, a EDP e a Central das Comunidades. Além dos representantes, a abertura também contou com a participação da comissão técnica, dos atletas e seus familiares.

O diretor de mercado da Rede Gazeta, Márcio Chagas, reconheceu o envolvimento das comunidades.“Cada jovem aqui atuou com garra para poder conquistar essa vaga, mais de 5 mil jovens participaram, então todos que estão aqui aproveitem bastante esta oportunidade. Todos se mobilizaram e se dedicaram, é um espetáculo feito por vocês e com vocês, obrigado”.

“Temos hoje um índice gigantesco de criminalidade nas nossas comunidades, perdemos muitos jovens. E temos com a Taça uma grande mobilização social. precisamos trazer isso para nossas comunidades para começarmos a mudar a cara do Espírito Santo e colocar algo de positivos na vida desses jovens”, afirma Marcelo Siqueira, diretor geral da CDC.

Para o gestor executivo de excelência ao cliente da EDP no Espírito Santo, Vilmar Abreu, “A Taça vem para colocar a EDP mais próxima das comunidades e uni-las nesse projeto de grande inclusão social. Para nós, além de levar energia na casa de todos vocês, temos que usar também nossa energia para melhorar o futuro. E é isso que estamos fazendo aqui, cuidando das novas gerações para que a gente tenha um futuro melhor”.

O jogo de estreia foi entre Santa Rita e Muquiçaba, campeã da edição do ano passado, e terminou em empate. Segundo o técnico da comunidade de Santa Rita, Enrique Capelaro, o mais importante é estar participando do evento.  “Nosso bairro tem o maior índice de criminalidade infantil e só deles estarem aqui com a gente, longe dessa realidade, é nossa proposta principal. Se futuramente transformarmos algum deles em um jogador profissional, maravilha”.

Nas outras partidas, São João Batista levou a melhor sobre Nova Brasília, com 1×0. Andorinhas e Nova Carapina II terminaram empatados com 0x0, e Praia de Carapebus e Planalto Serrano também, com 1×1.

Para os grupos B, D, F e H, a primeira rodada inicia no dia 01 de junho. Já a segunda rodada vai acontecer no dia 02 de junho com todos os grupos e a fase de grupos finaliza no dia 08 de junho. A grande final será no dia 30 de junho.

O evento contou com várias ações para a diversão dos participantes. A EDP organizou o caminhão de eficiência energética, a Casa Consumo, que é uma maquete interativa que mostra o consumo dos principais equipamentos de uma residência, e o Mascote da empresa, um urso que interagiu com todos. Além disso, teve a distribuição de pipoca, algodão doce, picolé para a criançada. A rádio Litoral também animou a galera com muitos brindes, brincadeiras e música.

AGITO

A torcida é peça fundamental durante as partidas. O concurso “Que Torcida é essa?” irá premiar a comunidade com a torcida mais animada e criativa da competição com um churrasco. Será montada uma comissão para avaliar os grupos que permanecerão atuando durante todo o campeonato.

Muitas torcidas fizeram bonito logo na abertura, com muita animação, batuque, cartazes, buzinas e confetes. O técnico de São João Batista conta que a comunidade se mobilizou para levar todos para o evento. “Pais, familiares, amigos dos nossos atletas se reuniram para conseguir um ônibus e trazer todo mundo pra torcer e vibrar com a gente. Nosso bairro é pequeno, carente, mas todos se ajudam”.
(Juliana Benichio)