Texto de Ludmila Azevedo
(Curso de Residência em Jornalismo)
“Inovação X Era digital” foi tema de palestra neste sábado, 24, no 13° Encontro de Lideranças da Rede Gazeta, em Pedra Azul. O superintendente nacional na área de Transformação Digital da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Evangelista de Castro, ministrou o painel, que começou de forma interativa com o público, convidado a observar melhor o espaço em volta, em busca de algo diferente. Quando ninguém conseguiu identificar do que se tratava, Evangelista exibiu uma famosa cena do filme Matrix, na qual o protagonista descobre que a realidade em que vive é controlada por uma força maior que não quer que ele saiba da verdade.
“A transformação digital é a nova Matrix. Ela está nessa sala, cheia de câmeras, computadores e smartphones, e em todo o lugar”, refletiu o superintendente. “Como a transformação digital vai afetar as vidas dos governos? Como as médias e pequenas prefeituras vão lidar com isso?”
Evangelista também incentivou a plateia a modificar a forma como se vê e se consome a tecnologia. “Muitas vezes não percebemos, mas o modelo de negócios mudou. Neste novo modelo, as empresas têm que oferecer produtos e serviços a seus clientes por meio das plataformas digitais. Afinal, por melhor que seja o produto, ele nunca vai vencer uma plataforma. Um bom exemplo disso é o fato de que as líderes dos mais diversos segmentos, como hospedagem, transporte e entretenimento, são empresas digitais – Airbnb, Uber e Netflix”, afirmou.
No mundo digital, segundo ele, não é o maior que engole o menor, é o mais rápido que engole o mais lento. Para não ficar para trás em meio a esse fenômeno, a Caixa traçou uma estratégia digital com base em três pilares: Empresas Digitais, Agências Digitais e Transformação Digital. “Temos empresas totalmente digitais como a Caixa Imóveis, para o mercado de habitação”, exemplificou. “No momento, estamos fundando de três a quatro agências digitais, e esperamos completar 100 agências até mês que vem. A transformação digital, por sua vez, não é necessariamente sobre tecnologia, mas sobre interação e a apresentação de uma nova realidade que as pessoas podem experimentar”.
Evangelista também falou da criação de um assistente virtual nas redes da Caixa, com um robô capaz de responder 100 mil perguntas em um fim de semana. Além disso, existe o serviço de online banking, com 14 milhões de usuários ativos.
“Assim como em Matrix, estou oferecendo a verdade, e nada mais. A transformação digital vai transformar a vida de vocês radicalmente. Vocês podem optar pela pílula vermelha e perceber que o que foi falado aqui é só o começo desse universo”, finalizou, fazendo referência ao filme. “Também é possível pegar a pílula azul, ir para casa e esquecer sobre o que conversamos”.