O auditório da Rede Gazeta ficou lotado no 1º Encontro 1º Encontro de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo, nesta quinta-feira (30). O evento teve transmissão ao vivo no Gazeta Online e reuniu quase 200 pessoas. Com um dia inteiro de programação, entre as pautas do debate estiveram a apresentação da Carta de Vitória (documento com informações de cada região e propostas de melhorias), além da cobrança da água para recuperação dos rios, criação da Agência de Bacias e administração desse trabalho.
O jornal A Gazeta vai publicar um caderno especial sobre o Encontro na edição do próximo dia 13 de julho. O evento é uma iniciativa do Fórum Capixaba de Bacias Hidrográficas, com promoção da Rede Gazeta e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e da Fortlev.
“A Rede Gazeta traz no DNA a ideia de que precisa ampliar o debate, além do que é levado para a casa das pessoas diariamente por meio do noticiário. A realização de eventos como este é fundamental para tratar da gestão de recursos hídricos no Estado”, destaca a diretora de Desenvolvimento Institucional da Rede Gazeta, Leticia Lindenberg.
“É fundamental para a sociedade compreender o papel que os comitês de bacias têm para a gestão de recursos hídricos. Durante muitos anos a gente achou que o preço da terra era dado em função da qualidade do solo. Nunca ouvi falar que era pela quantidade ou qualidade da água. Hoje, cada vez mais é dado valor pela capacidade de irrigação”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Gomes de Souza Neto.
Sustentabilidade é pauta da Rede Gazeta
O uso sustentável dos recursos hídricos é uma causa defendida pela Rede Gazeta que, desde 2015, com o lançamento da Década Estadual da Água, vem promovendo a discussão do tema por meio de ações, eventos, debates e ampla cobertura jornalística. O penúltimo encontro com a temática discutiu a eficiência do tratamento da água do esgoto e o trabalho para manter as praias limpas na Grande Vitória.