Texto de Danielle Rodrigues
Um destaque para os bastidores da notícia, com ênfase nos detalhes da escolha das pautas, da análise dos assuntos que serão publicados e no processo de como chegar até as fontes para as entrevistas, concluindo no produto final, que são as matérias diárias e as grandes reportagens.
E para ressaltar todo esse processo, foi lançada uma página especial, dentro do Gazeta Online, sobre a campanha institucional do jornal A Gazeta “eu leio”, que traz como foco um olhar diferenciado sobre a produção das notícias, as etapas no desenvolvimento das matérias, mostrando os desafios e as conquistas dos profissionais envolvidos.
E ninguém melhor para falar sobre as sequências dos fatos que viram notícia do que quem está diretamente ligado no dia a dia da redação, como os macroeditores, editores e repórteres. Dessa forma, o site traz entrevistas exclusivas com alguns desses profissionais, que contam detalhes dos bastidores, em que cada ação tem o comprometimento com a verdade e com o propósito de servir a sociedade da melhor forma possível.
Vale ressaltar que todas as matérias em destaque nas entrevistas são premiadas ou foram indicadas para prêmios, e já serviram de base para instituições estaduais e federais desenvolverem grandes investigações. E os principais pilares da campanha são: o compromisso com a verdade dos fatos, o envolvimento para realizar o melhor trabalho, a confiança que resulta em credibilidade. E, por fim, ressaltar a cidadania, com o respeito por cada leitor que possui influência direta nas mudanças dessa nova sociedade.
Conheça o site – gazetaonline.com.br/euleio – veja a primeira entrevista com o macroeditor de Cidades e Polícia, Geraldo Nascimento, que fala sobre a palavra Respeito. Toda semana estará em destaque um dos pilares, para mostrar a importância deles na cadeia de produção das notícias, em que são destacados o compromisso de atuar com excelência, além da transparência e da responsabilidade na apuração dos fatos.