O EducarES: arena de profissões reuniu estudantes, pais, comunidade e profissionais da área de educação para debater sobre o impacto da inteligência artificial no ensino. Este encontro proporcionou uma roda de conversa com a participação de especialistas referências na área para um bate papo mediado pelo apresentador do programa Altas Horas, Serginho Groisman.
O evento é uma inciativa da Rede Gazeta e ocorreu no último dia 29, no Vitória Grand Hall, em Santa Luíza – Vitória. O Arena Profissões tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre diversas carreiras com profissionais convidados, sendo eles: Beth MC – cantora, compositora e poetisa, Eugênio Ricas – superintendente regional da Polícia Federal no ES, Helena Lorencini, psicóloga, Jadson Lovati – gerente de inteligência de Negócios Digitais e Inovação do Grupo Águia Branca, Richardson Schimittel – diretor regional do Senac-ES e o Ronald Cohin – CEO da startup capixaba Jade Austim.
O debate ocorreu de forma descontraída e com a interação da plateia para falar de assuntos sérios a respeito do futuro dos jovens. Uma das convidadas, a psicóloga Helena Lorencini, que trabalha com orientação profissional de adolescentes contou que é normal nesta fase ter dúvidas sobre qual carreira seguir, mas que o jovem deve ter noção sobre o mercado de trabalho e suas expectativas para o fururo. “A carreira não é só exercer a profissão, é também aquilo que você entrega e o retorno que você tem disso para a sua vida”, complementou.
Participação da plateia
O estudante Pedro Henrique, de 17 anos, participou do evento e interagiu com os convidados compartilhando que já tem opções definidas de carreiras que poderá seguir. “Pretendo cursar ciência da computação ou engenharia da computação. Acredito que quanto mais cedo eu tomar a decisão, mais fácil para eu trocar de curso ou algo do tipo e isso só me dá vantagens no futuro”, explicou o estudante.
Impactos da IA na Educação
O anfitrião da tarde, o apresentador Serginho Groisman conversou com a nossa equipe e falou sobre o impacto da inteligência artificial na educação. Ele contou que acredita que nada substitui o ser humano e que as novas tecnologias podem ajudar ou atrapalhar, depende de como é feito o uso. “Sobre os novos movimentos e as novas ações eu sempre espero que eles sejam sempre benéficas para o ser humano”, finalizou.
Revista EducarES
A revista traz conteúdos sobre educação, do ensino básico ao superior, além de novidades sobre carreira e mercado de trabalho. Clique aqui e acesse!
Confira os registros do evento!