Robô de A Gazeta recebeu mais de 2 mil visitas durante declaração do IR

O robô de A Gazeta, criado para sanar as dúvidas e facilitar a vida dos contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2023, recebeu 2.655 visitas no período de 15 de março a 31 de maio. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o setor de Relacionamento da Rede e, respondendo ao principal objetivo, o Leão do IR teve a interação de 896 pessoas, que selecionaram pelo menos um dos assuntos disponíveis para consulta.

Quando a questão era mais complexa, de modo que a ferramenta de inteligência artificial não conseguisse ajuda, foi possível enviá-la para que um especialista do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo (Sescon-ES) ou do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES) respondesse. Portanto, constataram que somente 7,6% das dúvidas foram enviadas aos especialistas, reduzindo 55% em relação ao ano passado.

A editora do Núcleo de Reportagens e Projetos Especiais de A Gazeta, Mikaella Campos, afirma que, para o site o resultado foi muito positivo. “O número de pessoas interessadas em tirar dúvidas foi bem alta em relação aos outros anos, então, com o robô, conseguimos atingir mais pessoas. A maioria das pessoas tiveram suas dúvidas resolvidas. E, quando não conseguiam ali, eram encaminhadas para o Relacionamento, que já estava com vários materiais (matérias e conteúdos já produzidos) em mãos para passar para essas pessoas. Um número mínimo de pessoas teve a necessidade de ser atendido por um especialista”, considera.

Além disso, a média do tempo de resposta, que em 2022 era de dez dias, neste ano foi de três, o que representa um grande avanço neste trabalho, como acrescenta a editora: “A ferramenta trouxe, ainda, um certo alívio para a Redação, porque logo no dia que abríamos para tirarem dúvidas, já chegavam cerca de duzentas perguntas, o que gerava uma dificuldade para conseguir responder isso com agilidade. Portanto, nós conseguimos agilizar o processo e espero que possamos continuar com esse serviço e melhorá-lo para os próximos anos”.

Para a equipe de Relacionamento não foi diferente. “Certamente a implementação desta ferramenta foi importante, pois, além de prestar um serviço de auxílio à população, conseguimos entregar com qualidade, agilidade e de forma automatizada uma demanda que nos trazia grande esforço”, afirma a analista Jaqueline Goulart. Parabéns pelo trabalho, pessoal!