Residência 2020: palestra sobre reflexos da pandemia na economia vai definir finalistas

Os reflexos e consequências da pandemia do coronavírus na economia do Brasil e do Espírito Santo foram destaque na segunda etapa da seleção do 23º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Após uma palestra do professor Fernando Galdi, os candidatos tiveram 1 hora e 30 minutos para escrever um texto noticioso sobre o tema.

Galdi é professor da Fucape Business School e comentarista de economia da Rádio CBN.
Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidade do Arkansas, ele apresentou dados sobre emprego, crescimento e estagnação econômica e também sobre dívida pública durante os meses de pandemia.

Depois, recebeu perguntas dos futuros jornalistas e aprofundou temas como o aumento no preço da cesta básica, o auxílio emergencial e a relação entre a crise econômica e a crise institucional brasileira. Galdi analisou ainda as medidas de contenção da crise do governo brasileiro e o cenário pós-Covid-19, em pouco mais de 40 minutos de entrevista.

O objetivo era simular uma entrevista coletiva. Assim, os candidatos foram orientados a fazer perguntas e a extrair da conversa os temas mais relevantes, sempre levando em consideração os critérios do que é notícia.

Seleção
Os textos produzidos após a conversa com Fernando Galdi serão avaliados por uma banca formada por três jornalistas. Os candidatos com as 30 melhores notas passarão para a última fase, que consiste em uma entrevista com um grupo formado por profissionais de Recursos Humanos, TV, portal online, comunicação institucional e rádio da Rede Gazeta, além da coordenação do Curso de Residência.

A lista dos 30 finalistas será conhecida na próxima segunda-feira (14), a partir das 15 horas, no site hm-www.redegazeta.com.br/residencia. Os finalistas também receberão um e-mail da Rede Gazeta, com as informações sobre o dia e a hora da entrevista. As entrevistas serão realizadas entre os dias 15 e 18 de setembro, também de forma virtual, por causa do isolamento social imposto pela Covid-19.

Os nomes dos 10 selecionados serão conhecidos no dia 18 de setembro, a partir das 16h, no site hm-www.redegazeta.com.br/residencia.

Treinamento
Palestras, aulas de jornalismo, oficinas e acompanhamento diário da produção de notícias fazem parte da programação do Curso de Residência. Neste ano, por causa da pandemia, o programa vai seguir o movimento feito pelas redações jornalísticas de todo o país e integrar, ao longo de três meses, atividades a distância e presenciais, seguindo as premissas de distanciamento social e normas de segurança e prevenção à Covid-19.
“O Curso de Residência da Rede Gazeta é um dos mais antigos do país. Ao longo dessas duas décadas, formamos mais de 400 profissionais, que hoje se destacam no mercado do Espírito Santo, no Brasil e até no exterior. É um projeto importante para a sociedade porque entendemos que a formação de um jornalista é aprimorada com a vivência, com o corre-corre atrás das notícias e análises”, pondera o gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta, Eduardo Fachetti.

Durante o programa, os residentes assistem a palestras de profissionais experientes de dentro e fora do Estado, têm aulas de Língua Portuguesa e acompanham de perto o cotidiano da produção dos jornais, site, rádios e TVs da empresa. O objetivo é melhorar a qualificação profissional e aproximar estudantes e recém-formados do mercado.

Para a coordenadora da Residência, Ana Laura Nahas, a ideia é adequar o treinamento ao contexto atual, sem perder a essência do bom jornalismo, que o curso busca disseminar desde as primeiras edições. “Como todos nós, o jornalismo também vem buscando se adaptar às transformações impostas pela pandemia. Mas a importância de gerar conteúdos com responsabilidade não muda. Pelo contrário: é cada vez mais relevante apurar e contar uma boa história da maneira correta”, defende.

Entre os dias 21 de setembro e 16 de outubro, os residentes terão aulas e oficinas on-line, com profissionais da Rede Gazeta e de redações nacionais como O Globo e Estadão. A partir do dia 19 de outubro, os 10 residentes passarão a frequentar as redações da TV Gazeta, A Gazeta e CBN Vitória, acompanhando de perto a rotina dos profissionais e produzindo conteúdos factuais, além de um projeto especial de conclusão de curso, ligado à cobertura das eleições municipais marcadas para novembro.

Confira as datas das próximas etapas:
15 a 18 de setembro
Entrevistas individuais, por videoconferência

18 de setembro
Resultado dos 10 selecionados

21 de setembro a 16 de outubro
Aulas e oficinas de produção (fase a distância)

19 de outubro a 04 de dezembro
Imersão presencial na Rede Gazeta