Repórter do jornal A Gazeta ganha prêmio regional

foto: Vitor Jubini
Patrik Camporez Mação
A reportagem campeã da Região Sudeste foi “A rotina desumana da colheita do café”
Publicado em 06/11/2014.

O repórter do jornal A Gazeta Patrik Camporez Mação foi o vencedor regional do Prêmio MPT de Jornalismo, realizado pelo Ministério Público do Trabalho. A reportagem campeã da Região Sudeste foi “A rotina desumana da colheita do café”, publicada em junho na editoria de Economia. Patrik concorreu com outros 198 trabalhos de todo o Brasil e foi um dos cinco finalistas na categoria nacional. No Sudeste, a disputa foi com matérias de grandes veículos como O Globo e O Estado de São Paulo.

A reportagem retrata a migração de trabalhadores sazonais, que anualmente vêm ao Estado para atuar na colheita de café, e as condições a que eles são submetidos no campo, muitas vezes análogas à escravidão. A produção do conteúdo jornalístico durou cerca de uma semana, sendo dois dias de visita a campo e outros de levantamento de informações junto ao Ministério do Trabalho e outros órgãos, além do tempo para redigir o texto.

“É um prêmio importante, eu fiquei muito feliz. Isso é o reconhecimento de que nós conseguimos fazer um bom trabalho, que repercutiu na sociedade. Fiquei mais feliz ainda porque a matéria resultou na melhoria de vida das pessoas que trabalham nas colheitas de café”, ressalta Patrik. A partir da matéria, o Ministério do Trabalho ofereceu novos cursos de capacitação para produtores rurais da região e realizou a libertação de 86 trabalhadores durante uma operação em uma propriedade em Sooretama, no norte do Espírito Santo.

Com essa reportagem, Patrik também foi campeão do Prêmio Capixaba de Jornalismo deste ano. Ele ganhou o 1º lugar e o prêmio do voto popular na categoria Jornalismo Impresso.

O Prêmio MPT premia, além do impresso, trabalhos de radiojornalismo, foto, telejornalismo, mídias sociais, revista impressa e webjornalismo. O resultado da disputa nacional do Prêmio será divulgado no dia 11 de dezembro, em Brasília.