Rede Gazeta terá mais de 160 profissionais na cobertura das eleições 2020

Texto: Eduardo Fachetti

No próximo domingo os capixabas irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores que irão comandar os 78 municípios do Estado pelos próximos quatro anos. E a Rede Gazeta terá a maior cobertura jornalística desse momento crucial da democracia, com produção de notícias e distribuição de conteúdo durante quase 20 horas, com uma equipe de mais de 160 profissionais de olho em tudo o que acontece de Norte a Sul do Estado.

A TV Gazeta, incluindo as regionais em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares, vai ter uma programação especial com flashes durante toda a programação não só dentro do Espírito Santo. O Brasil também vai ver o que acontece aqui por meio de flashes nacionais e quatro miniprogramas especiais na Globo, ao longo do domingo e uma reportagem para o Fantástico sobre o resultado na Capital.

Neste domingo (15), capixabas vão às urnas decidir os governantes municipais (Foto: Edson Chagas/A Gazeta)

O editor-chefe da TV Gazeta, Bruno Dalvi, destaca o compromisso histórico da emissora com a cobertura eleitoral. “Ao longo de mais de 40 anos, quando chega o dia da eleição, colocamos todos os nossos jornalistas, cinegrafistas e técnicos a serviço desse compromisso democrático. Neste domingo, teremos um programa especial sobre os fatos mais relevantes do dia de votação, com repercussão dos principais resultados, exibido após o Fantástico”, adianta Dalvi.

Na Redação A Gazeta/CBN não será diferente: jornalistas, fotógrafos, sonoplastas e alunos do 23º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta estão escalados para uma cobertura de fôlego que começa às 6 horas e vai até a meia-noite.

A Gazeta vai distribuir seu conteúdo ao longo de todo o dia no site e nas redes sociais, sempre com o factual e análises de especialistas. O site trará a apuração em tempo real para que o capixaba rapidamente saiba quem está na frente. Já a CBN Vitória exibirá, mais uma vez, o tradicional programa “CBN Eleições”, ancorado pelos jornalistas Fernanda Queiroz e Fábio Botacin, a partir das 17h, quando a votação for encerrada.

“Este é um momento que mexe com toda a nossa estrutura. Pela primeira vez na história A Gazeta está 100% focada no mundo digital, então o leitor vai saber das coisas em cima do lance, em tempo real. Vamos ter equipes reforçadas na reportagem, na edição e na distribuição de notícias para que o eleitor capixaba chegue à urna muito bem informado. A cobertura deste ano é um marco para a Redação, que lançou produtos digitais inovadores, como a Raposa Política e podcast ‘Da Vila Ao Espírito Santo'”, frisa a editora-chefe Elaine Silva.

A Gazeta preparou conteúdos especiais no período eleitoral, como o comparador de propostas (Foto: Ludson Nobre)

Cobertura de fôlego
Desde o começo do período eleitoral, os veículos da Rede Gazeta já entregaram aos capixabas mais de 1,4 mil notícias relacionadas ao assunto. Na TV Gazeta, os telespectadores conferiram entrevistas com os candidatos a prefeito e reportagens especiais sobre temas que afetam o dia a dia dos municípios.

A Gazeta produziu entrevistas em vídeo com mais de 70 candidatos de todo o Estado, além de ferramentas especiais como o teste de compatibilidade eleitoral, o comparador de propostas, a página com a ficha dos 12,5 mil candidatos no ES e podcasts com a história dos 78 municípios.