Rede Gazeta se une ao Facebook para produzir conteúdos especiais

A Rede Gazeta está entre os 44 participantes do Programa de Apoio Covid-19 a Veículos de Notícias na América Latina. A iniciativa é realizada pelo Facebook, através do Projeto Facebook para Jornalismo (FJP, em inglês), em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas. A lista, que inclui veículos de 12 países, foi divulgada nesta terça-feira (30).

Para esse programa, o Facebook escolheu publishers nacionais, nativos digitais e também de comunidades, que receberão um apoio financeiro que varia entre US$ 10 mil a US$ 40 mil para desenvolver conteúdos multiplataforma sobre a Covid-19. Ao todo, o Facebook vai repassar aos 44 participantes da iniciativa US$ 2 milhões.

“Esse recurso possibilita que a gente continue tocando projetos inovadores, para além da cobertura factual, através dessas parcerias, ainda mais em um momento em que as empresas estão passando por dificuldades financeiras. Isso confirma nosso lugar entre os veículos da vanguarda do jornalismo digital, que topam essas iniciativas para melhorar e aprender. Estamos, agora, definindo esses projetos que serão viabilizados, que são muito importante para a nossa Redação e nossa visibilidade, mantendo o trabalho diferenciado que a gente já vem fazendo”, destacou a editora-chefe da Redação A Gazeta/CBN, Elaine Silva.

O objetivo central, segundo o Facebook, é apoiar organizações de notícias da América Latina a investir em tecnologia e em conteúdos inovadores, especialmente em um momento em que as pessoas buscam informações de qualidade sobre a pandemia.

“Nas circustâncias atuais que atravessamos, iniciativas como essas são fundamentais para que possamos potencializar o bom trabalho que já temos feito. Além disso, nos ajudam a elevar cada vez mais a qualidade da informação e a importância do jornalismo profissional, que faz diferença na vida da sociedade”, ressalta o diretor de Marketing e Desenvolvimento Digital da Rede Gazeta, André Furlanetto.

Parceria com Google
O Programa de Apoio Covid-19 a Veículos de Notícias na América Latina do Facebook não é a única parceria mundial da qual a Rede Gazeta está fazendo parte. Na última semana, o Google escolheu A Gazeta como um dos veículos representantes do Brasil em um projeto pioneiro de licenciamento e impulsionamento de notícias.

Esse projeto será lançado até o fim do ano e envolve grupos de comunicação brasileiros, australianos e alemães. Na prática, significa que o Google pagará pela produção de notícias e formatos inovadores.