Rede Gazeta prepara cobertura especial para Festa da Penha

Texto: Eduarda Moro

Após 2 anos de celebrações exclusivamente on-line, a 452ª edição da festa religiosa mais tradicional do Espírito Santo vai acontecer de forma presencial este ano. Os times de Jornalismo, Estúdio Gazeta, Marketing, Comercial, Operações e Programação e Projetos e Eventos da Rede já estão preparando tudinho para que a cobertura Festa da Penha 2022 seja marcante. Os eventos acontecerão entre os dias 17 e 25 de abril, e a comemoração traz o tema “Saúde dos enfermos, rogai por nós”.

A Rede Gazeta participa ativamente da Festa da Penha com todos os seus veículos, sob a batuta do time de Projetos e Eventos, que organiza as ações, as entregas comerciais e todas as execuções integradas dos outros times. Segundo o gerente do setor, Bruno Araújo, “neste ano, há muitos fornecedores envolvidos e o papel do time é entregar uma ação de melhor qualidade, tanto de produção de conteúdo quanto de cobertura.” 

Além de transmitir a Romaria da Família, a Redação vai fazer uma cobertura conjunta com Estúdio Gazeta e Marketing. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Conteúdos Especiais em A Gazeta, Joyce Meriguetti, o planejamento editorial já está a todo vapor. “Estão previstos alguns conteúdos em vídeo, em galeria e em áudio que vão contar a história da Nossa Senhora da Penha e dos fiéis que receberam milagres por intercessão dela, bem como entrevistas e um ensaio fotográfico com as vistas do Convento da Penha”, adianta.

Já o Estúdio Gazeta vai produzir vários formatos diferenciados, cujo objetivo é chamar a sociedade a participar do evento. “Vamos procurar contar histórias dos fiéis e mostrar os bastidores da Festa; fazer matérias de serviço para quem vai participar, tanto de casa quanto presencialmente; e o mais importante: queremos muito a interação dos leitores e ouvir suas histórias de fé e devoção – e também aquelas que são curiosas – para compartilharmos na página especial da Festa da Penha em A Gazeta”, explica a editora de conteúdo, Flávia Martins. 

O time do Marketing também vai atuar na Festa da Penha. Eles são responsáveis pelo planejamento de assessoria de comunicação do projeto e organizaram, junto com A Gazeta, TV Gazeta, rádios e Comunicação Interna, diversos conteúdos para irem ao ar antes e durante o evento, como notas, reportagens, programas, programetes e peças para as redes sociais.

Na avaliação do diretor de Mercado, Márcio Chagas, o projeto da Festa da Penha é muito grandioso e demanda integração de todas as áreas da Rede. “Este ano, o sabor é bem diferente, porque é a retomada desse evento no formato presencial. Estamos nos preparando para fazer uma cobertura ainda maior, seja nas transmissões ao vivo ou na presença da nossa marca no local dos eventos”, frisa.

Márcio também ressaltou a importância de a Corrida da Penha abrir as comemorações nesta edição: “A gente quer bombar desde o início nesse projeto que envolveu todas as nossas equipes”, compartilha.