Projeto discute como tornar o Espírito Santo mais competitivo

O que é preciso – e possível – fazer para tornar o Espírito Santo mais competitivo? Esta questão será debatida, a partir da próxima sexta-feira (09), às 8h30, por especialistas, autoridades e lideranças da sociedade capixaba no projeto “Espírito Santo Competitivo”, promovido pela TV Gazeta com o apoio da Rede Gazeta. O primeiro evento do projeto será realizado no Sest Senat, em Cachoeiro de Itapemirim, e contará com palestras de Marcílio Machado, presidente do Sindiex (sobre as carências na área de logística), do advogado Luiz Cláudio Allemand, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (sobre a qualidade das instituições e o seu impacto no setor produtivo), e do consultor Sérgio Costantini, ex-diretor do Banco Santander (sobre as alternativas de financiamento diante do esgotamento de recursos das fontes estatais).

Divulgação
Marcílio Machado, Luiz Cláudio Allemand e Sérgio Costatini

Um segundo workshop será realizado em Colatina, na manhã do dia 6 de novembro, quando serão debatidas questões ligadas à Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação e Financiamento. Um Fórum, em Vitória, no dia 4 de dezembro, consolidará as contribuições dadas durante o projeto. Todas as palestras e debates terão como foco a identificação de alternativas que possam ampliar o nível de competitividade do Estado que, apesar de possuir uma economia diversificada e localização geográfica privilegiada, não consegue transformar esses atributos em uma vantagem competitiva significativa capaz de atrair investimentos que gerem novas oportunidades de trabalho, renda e ascensão social que possam ser apropriadas pelos capixabas.

Durante os meses de realização do projeto, os veículos da Rede Gazeta produzirão reportagens e entrevistas sobre os temas em debate com o propósito de engajar a sociedade na discussão dos assuntos mais relevantes que digam respeito à competitividade do Estado. A cobertura jornalística destacará os principais obstáculos existentes e as boas práticas que podem servir como exemplos a serem seguidos. Todas as contribuições dadas nos debates, reportagens e entrevistas serão divulgadas pelos veículos da Rede Gazeta ao final do projeto.

O “Espírito Santo Competitivo” tem o propósito de, abrindo oportunidades de participação dos atores sociais, contribuir para a construção de um ambiente favorável à ampliação dos empreendimentos produtivos e do conhecimento da sociedade sobre os “custos capixabas” que encarecem a operação e colocam a produção das empresas sediadas no Espírito Santo em desvantagem com relação à concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *