Profissionais da Rede ganham cinco troféus no Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Quem acompanha a @redegazetaes nas redes sociais já deve ter visto que os profissionais da Rede ganharam cinco troféus na 14ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista realizada na última sexta-feira (19). A editora-adjunta do Estúdio Gazeta, Lara Rosado, foi premiada pelo Voto Popular com 2.417 votos. O fotógrafo de A Gazeta Ricardo Medeiros levou os prêmios de primeiro e segundo lugares na categoria de Fotojornalismo. O repórter Isaac Ribeiro foi premiado por uma reportagem de Radiojornalismo e o apresentador Mário Bonella levou o segundo lugar em Telejornalismo. O evento aconteceu em um cerimonial de Vitória.

Isaac Ribeiro, Ricardo Medeiros, Lara Rosado e Mário Bonella com os prêmios. Foto: Lucas Valadão

A lista de finalistas da competição tinha 11 materiais publicados nos veículos de comunicação da Rede. Segundo o diretor de Jornalismo, Abdo Chequer, a premiação foi relevante em todas as nossas mídias. “Ganhamos cinco prêmios, o que evidentemente nos enche de alegria. Premiação com reportagens de cooperativismo tem um detalhe adicional porque nos conecta com o agronegócio, que é um dos grandes impulsionadores da economia e do cooperativismo no Espirito Santo. Os prêmios também reforçam o propósito de fazer um Espírito Santo cada vez melhor”, afirma.

A matéria vencedora do “Voto Popular” teve o apoio da equipe do Estúdio Gazeta, laboratório de branded content da Rede. “Só foi possível colocar nossa matéria no ar porque produzimos em equipe: eu (Lara Rosado) e Flávia Martins apuramos, escrevemos e editamos, enquanto Vinicius Viana fez o vídeo e Karine Nobre fez o infográfico. A premiação veio coroar nosso time que está tão integrado e tanto se dedica. Só de chegar à final já foi uma vitória diante da nossa rotina intensa de produção. Só temos a agradecer por todo apoio e por nos ajudarem a realizar esse sonho de conquistar um prêmio de Jornalismo”, comemora Lara Rosado.

Ricardo Medeiros, por sua vez, conta que a produção do material premiado foi neste mês de novembro. “A produção foi corrida, na véspera do prazo de inscrição acabar. A pauta foi criada por Vitor Jubini, liguei para a cooperativa com a ideia e marquei a viagem para Parajú, perto de Domingos Martins. Fiz as fotos e a produção da pauta, Jubini fez o vídeo da matéria e Murilo Cuzzuol escreveu o texto. Uma das fotos mostra a renovação no campo com filhos que irão substituir os pais na lavoura em breve. O que é bacana no prêmio é que a gente valoriza o trabalho do homem do campo”, destaca.

A matéria premiada de Radiojornalismo, feita por Isaac Ribeiro, narrava as comunidades quilombolas. “Desde que cheguei à Rede, tenho me aproximado das pautas ligadas à população negra do Estado. Já acompanhava o impacto da pandemia, por causa da cobertura da Rede Gazeta, e então sugeri abordar como a doença atingiu as comunidades quilombolas. A Fernanda Queiroz apostou na pauta. Ganhar o prêmio, em primeiro lugar, representa o reconhecimento pelo esforço e o nosso comprometimento na produção do material. Outro ponto é que o resultado foi divulgado no mês marcado pelo Dia da Consciência Negra. Por tudo isso, a conquista é emblemática porque coroa a negritude que resiste diariamente”, pontua.

Já Mário Bonella conta que foi a primeira vez que participou do Prêmio de Jornalismo Cooperativista. “Já ganhei troféus em outros prêmios de Jornalismo capixaba e é sempre bom o reconhecimento do nosso trabalho e a valorização da nossa profissão nesse período que o Jornalismo precisa tanto de apoio”, conclui.

 

Confira os vencedores: 

Voto Popular 

Lara Oliveira Rosado – Caminhoneiros do ES criam cooperativas para enfrentar alta do diesel

 

Fotojornalismo 

Ricardo Vervloet Medeiros – Renovação no campo

Ricardo Vervloet Medeiros – Trabalho Familiar

 

Telejornalismo 

Mário Augusto da Silva Bonella – União de mulheres pela produção de café de qualidade

 

Radiojornalismo 

Isaac de Sousa Ribeiro – Comunidades quilombolas se reinventam na pandemia