Rede Gazeta, Unimed Vitória e Hemoes se unem para estimular o cuidado com o próximo

 

“Doar tá no sangue”. É essa potente afirmação que acaba de unir a Rede Gazeta, a Unimed Vitória e o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes), em um movimento estadual para sensibilizar os capixabas a se tornarem doadores regulares de sangue.

A mobilização, que será lançada oficialmente no dia 04 de abril, surge num momento em que – por decorrência da alta nos casos de dengue em todo o ES – os estoques de bancos de sangue estão em baixa.

Haver bolsas de sangue disponíveis nos hemocentros de todo o Espírito Santo (Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus) é fundamental para o tratamento de quem é acometido pelos tipos mais graves de dengue. A proposta do movimento “Doar tá no sangue” é realizar várias ações para criar uma forte corrente de solidariedade, tornando os cidadãos agentes ativos no cuidado com o próximo.

“A Unimed Vitória decidiu se unir à Rede Gazeta e ao Hemoes, que ocupam relevantes papeis para a sociedade capixaba, para mostrar às pessoas a importância de estarmos todos unidos nesse momento. Combater o mosquito da dengue continua sendo primordial para reduzirmos os casos. Mas, também precisamos pensar naqueles que já foram acometidos pela doença e que precisam da nossa ajuda”, explica o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fabiano Pimentel.

Nas próximas semanas, o tema da doação de sangue estará cada vez mais presente nos espaços editoriais da Rede Gazeta – seja na TV, nos sites ou nas emissoras de rádio. O objetivo principal, conforme explica o diretor-geral Marcello Moraes, é reforçar a importância da doação sob um ângulo que poucas vezes as pessoas se dão conta.

“Nosso papel é oferecer aos capixabas informação confiável e abordagens que de fato provoquem reflexão. Quando se fala em dengue, logo somos levados a pensar na água parada, nos cuidados domésticos. Mas há esse efeito devastador nos estoques de banco de sangue. Precisamos trazer essa informação para as pessoas e, esperamos, contribuir com mudanças de comportamento”, pontua Moraes.
Impactos positivos.

A Rede Gazeta, a Unimed Vitória e o Hemoes pretendem impactar não só as pessoas que possuem condições favoráveis para fazer a doação de sangue, mas também os cidadãos de maneira geral, já que alguém impossibilitado de doar é capaz de levar informação a uma pessoa apta, mostrando, inclusive, que se trata de um ato simples e que demanda pouco tempo.

O diretor-presidente da Unimed Vitória destaca, ainda, que a parceria entre organizações que possuem propósitos alinhados é fundamental para a eficácia da campanha. “Reconhecendo essa sinergia entre nossas instituições, unimos nossos talentos e forças para levar a mensagem de solidariedade, conscientização e ação para o maior número possível de pessoas. Juntos, somos uma força ainda maior na luta contra os desafios de saúde que nossa comunidade enfrenta, trabalhando lado a lado para o bem-estar e o cuidado com todos os capixabas”, afirma Pimentel.

Saiba onde doar:

Hemoes
Avenida Marechal Campos, 1468, Maruípe, Vitória
Doações: Todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados das 7h às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).

Unidade de Coleta do Município da Serra
Av. Eudes Scherrer de Souza, S/N – Laranjeiras, Serra (anexo Hospital Dório Silva).
Doações: Segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

Hemocentro Regional de Colatina
Rua Cassiano Castelo s/n, Centro, Colatina (em frente ao Hospital Silvio Avidos)
Doações: Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

Hemocentro Regional de Linhares
Avenida João Felipe Calmon, n°1305, Centro, Linhares (ao lado do Hospital Rio Doce).
Doações: Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

 

Hemocentro Regional de São Mateus
Av. Othovarino Duarte Santos km 02 S/N, Res. Park Washington-São Mateus/ ES (ao lado do Hospital Dr. Roberto Silvares).
Doações: Segunda sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20)

Informações adicionais: www.hemoes.es.gov.br

Case de IA da Rede Gazeta é destaque em webinário global do INMA

Conexão Vitória x Londres! Nesta quarta-feira (03), a partir das 12h, o diretor de Inovação e Novos Negócios da Rede Gazeta, Dudu Lindenberg, vai participar do webinário da INMA Global Media Awards, abordando o projeto “ConfIA”, o assistente de IA produzido para o Anuário do Espírito Santo 2023. O produto é um dos finalistas da edição 2024 do INMA Global Awards, considerado o “Oscar” da inovação das empresas de mídia em todo o planeta.

O webinário, que tem como tema “Geração AI: fazendo o certo”, também terá participação da chief product officer do jornal “The Financial Times” (EUA), Lindsey Jayne. Ela e Dudu foram convidados a falar, cada um em sua perspectiva, sobre como as empresas de mídia estão adotando IA generativa para conhecer melhor a audiência e como essa nova realidade pode impactar o consumo de mídia pelos mais jovens.

“Fico feliz com o reconhecimento e também com a possibilidade de compartilhar nesse webinário os nossos aprendizados e perspectivas futuras de uso dessa tecnologia para servir cada vez melhor a nossa audiência, o mercado publicitário, além de muitas possibilidade de uso interno para melhorar o fluxo de trabalho e das equipes trazendo mais qualidade e produtividade”, destacou Dudu.

O ConfIA foi criado para atingir os públicos mais jovens e nativos digitais, substituindo um relatório de 200 páginas, onde o chatbot permite que eles façam perguntas específicas para receber respostas específicas.

Conheça o robô ConfIA: clique aqui

Acesse a plataforma de transmissão do webnar: clique aqui

Sobre a Webinar do INMA

O International News Media Association, um dos eventos mais importantes de inovação no setor de mídia internacional, estará realizando um webinário com dois finalistas do INMA Generative AI Initiative, sendo a Rede Gazeta um dos participantes selecionados, que irá apresentar ao mundo sobre o ConfIA – um robô que elabora respostas a partir de informações publicadas no Anuário Espírito Santo de 2023.

“Não existe empresa forte sem inovação”, diz ex-executivo que hoje lidera festival de criatividade no Brasil

Du Serafim, diretor-executivo do World Creativity Day. Vitória, Vila Velha e Serra. (Divulgação)
Você já imaginou ter à disposição centenas de atividades que estimulem a criatividade, o pensamento inovador e a percepção de mundo de forma mais integrada? Pois isso estará ao alcance dos capixabas, entre os dias 19 e 21 de abril, durante a programação do festival global WCD – sigla em inglês para Dia Mundial da Criatividade. As cidades de Vitória, Vila Velha e Serra serão as sedes das oficinas, palestras e workshops, com apoio da Rede Gazeta e do Fonte Hub.
Uma das mentes por trás deste movimento, que acontece no Brasil desde 2014, é Luiz Eduardo Serafim – ou, simplesmente, Du Serafim, como é mais conhecido.  No ano passado, ele se desligou de uma posição sênior na multinacional 3M e assumiu a direção-executiva do WCD no Brasil.
Agora, frisa Du, é hora de um trabalho incansável para que visão, inovação e criatividade andem de mãos dadas e para que o mundo corporativo compreenda que não será possível avançar e se transformar sem investir em inovação: “Não há organização inovadora sem pessoas criativas”, crava. Confira na entrevista a seguir:

Como podemos definir o “Dia Mundial da Criatividade”, para aquelas pessoas que nunca ouviram falar desta data e, particularmente, da programação que acontece em todo o país?

“World Creativity Day” é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo com milhares de atividades gratuitas ligadas ao empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, tecnologia e artes, democratizando conhecimento, entretenimento e experiências simultâneas em mais de 50 cidades do país nos dias 19, 20 e 21 de abril.

É um movimento que nasceu no Brasil em 2014 e ganhou impulso a partir de 2017, quando a ONU estabeleceu 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Para conhecer a programação inspiradora de todo o Brasil e do Espírito Santo, basta olhar o site worldcreativityday.com e procurar sua cidade.

Como se pode definir o que é criatividade?

A criatividade é dos mais fascinantes potenciais humanos, que todos aplicamos diariamente em nossas vidas, combinada com outras inteligências e talentos para produzir novas ideias que solucionam problemas, provocam emoções, sensibilizam, atraem atenção, engajam, divertem e ainda por cima, geram auto-estima, crescimento e tremendo bem-estar em nossa vida.

Por quase 30 anos você trabalhou em uma das multinacionais mais reconhecidas do mundo como espaço de inovação, e no ano passado abraçou a direção executiva do WCD no Brasil. Como este tema chegou à sua vida?

Sinto a criatividade pulsar desde garoto, quando inventava jogos, escrevia histórias, aprendia a tocar piano. Sempre tive interesses ecléticos, querendo saber e fazer um pouco de tudo, gerando conexões múltiplas que tanto contribuem para a criatividade.

Se a gente encontra ambientes favoráveis e outras pessoas inspiradas, como vi em casa, na escola e na universidade, tudo vira motivo para criar, seja um trabalho de classe, passeio de fim de semana, uma celebração de aniversário. Não à toa, fiquei 30 anos na 3M que cultivava genuína cultura de inovação. Agora, lidero a comunidade do Dia Mundial da Criatividade e empreendo com educação e inovação para incentivar pessoas e organizações a colocarem mais criatividade em suas jornadas.

Na sua visão, inovação e criatividade andam juntas? Ser criativo é, também, ser inovador?

Elas devem andar sempre de mãos dadas. Criatividade é o começo deste processo de criação de valor para as pessoas e para o mundo. Na largada, precisamos ter curiosidade para aprender sobre tudo e questionar paradigmas. A partir desses conhecimentos e reflexões, podemos gerar ideias originais. Mas se pararmos aí, não chegaremos a inovadores. Só quando desenvolvemos a nova ideia, ajustamos diversas variáveis e implantamos o projeto, gerando valor percebido, resultados e impactos, é que estamos produzindo inovação. Assim, são dois conceitos distintos, mas que vivem juntos e misturados.

Há uma percepção de que, de uma maneira generalista – e talvez até mais depois da pandemia de Covid-19 – as empresas se abriram mais à discussão sobre criatividade e inovação. Esses dois pilares são capazes de tornar o ambiente de negócios mais rico ou mais competitivo?

No mundo das organizações, com as transformações da sociedade em velocidade acelerada, a inovação passou a ser incentivada desde a virada para o século XXI. Ficou claro que as empresas precisam atualizar sua cultura, investir em transformação digital, inovar em seus produtos e processos, na experiência de marca, na forma como distribuem soluções e capturam valor para se adaptarem e manterem relevância no futuro.

Faz duas décadas que sou ativo professor, palestrante e autor desse tema. Já a criatividade sempre ficou marginalizada do cotidiano das organizações, como se fosse tema para o universo das artes e brincadeiras, sem espaço no “mundo sério dos negócios”. A pandemia, o isolamento social, o trabalho remoto, as questões de saúde mental e o debate sobre a IA acionaram um alarme e despertaram maior interesse corporativo sobre criatividade. Como sempre digo, não existe empresa forte sem inovação e não há organização inovadora sem pessoas criativas, um ambiente e uma cultura adequados.

Saindo um pouco desse ambiente corporativo, como as famílias podem contribuir para a formação de novas gerações mais criativas e entusiasmadas com o novo? Quais fatores você apontaria como importantes nesse contexto?

As famílias são importantes para potencializar a criatividade das crianças, estimulando sua curiosidade pelo mundo, incentivando as atividades manuais, a exploração da natureza, o olhar questionador, a quebra pontual de rotinas, algumas viagens e passeios, jogos com imaginação, a exposição a conteúdos diversos.

Também podem contribuir para fortalecer a autoconfiança dos pequenos, envolvê-los em atividades colaborativas, seja na celebração de momentos familiares de maneira original, seja na solução coletiva de problemas. Lembro ainda que promover a criatividade não significa abrir mão completamente de disciplina e nem exige investimentos dispendiosos, pois há muito estímulo em hábitos simples e acessíveis e nas restrições de recursos.

A partir de que momento a criatividade se expressa na vida de alguém? E como dar mais vazão a ela?

Na tenra infância, a criatividade não vê limites, se expande e transborda, alimentada pela imaginação, sem temer restrições e afunilamentos gerados durante nosso processo de amadurecimento e sociabilização. Por isso, é tão importante estimular o brincar, o despertar da curiosidade, a contação de histórias.

Nas escolas, a criatividade não pode se restringir a uma aula específica ou às artes, pois deve ser aplicada em qualquer desafio e disciplina, de maneira integrada. Trabalhos escolares e atividades em nossos lares podem estimular a curiosidade, o pensamento crítico, a atitude de aprendizagem e experimentação, as múltiplas possibilidades, o repertório diverso, o aspecto lúdico, aumentando as possibilidades das gerações ingressarem na vida adulta com autoconfiança, imaginação e menor tendência a se conformar às normas vigentes.

Este ano, o WCD vai acontecer em 55 cidades brasileiras. Três delas são no Espírito Santo (Vitória, Vila Velha e Serra). Há uma meta de aumento de abrangência desse festival? Como outras cidades podem se preparar para edições futuras?

Estamos felizes de consolidar nosso modelo que desenvolve lideranças criativas por meio da formação “Creative Leadership Professional”, onde o trabalho de conclusão de curso é a realização do festival nas cidades, cujo sucesso depende da colaboração do ecossistema local. Abriremos inscrições para candidatos que desejam liderar o World Creativity Day em sua cidade, em 2025, a partir de julho.

Em agosto, selecionamos as lideranças enquanto o curso de formação ocorre de janeiro a abril. As pessoas podem fazer sua pré-inscrição em nosso site sobre.worldcreativityday.com para serem líderes nas cidades, mas também podem participar como inspiradores, voluntários, patrocinadores e anfitriões, compondo uma das maiores comunidades criativas do Brasil. Em 2025, queremos chegar a 100 cidades e, no longo prazo, alcançar 500 localidades, ao redor de 10% dos municípios brasileiros, além de contagiar cidades pelo mundo com a criatividade e empreendedorismo brasileiros.

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no Sul do ES

Pessoas caminham em meio a estrada tomada pela lama, em Mimoso do Sul. Foto: Fernando Madeira

 

Mais de 5,4 mil pessoas precisaram deixar suas casas, da última sexta-feira (22) até a manhã desta segunda-feira (25) por conta das fortes chuvas que devastaram o Sul do Estado. A Defesa Civil estadual contabiliza os mortos e os prejuízos em diferentes municípios. O governo do Estado decretou situação de emergência e até mesmo o Exército foi acionado para atuar na reconstrução do que a enxurrada levou.

Em decorrência deste cenário, há mobilizações em prol de arrecadar doações para famílias da região. As doações são de roupas, materiais de limpeza, alimentos não-perecíveis e água.

Confira o ponto de arrecadação mais próximo. Veja onde doar:

SUL DO ESTADO:

  • Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, os pontos de coleta são em todas as 49 paróquias localizadas nos municípios do Sul do capixaba. As doações também podem ser feitas via Pix na chave 07.562.421/0001-55 ou transferência bancária (Conta Corrente 3188 no Banco Sicoob em nome de Cáritas Diocesana).
  • Primeira igreja Batista em Mimoso do Sul recebe as doações por meio de transferência bancária na seguinte conta – Coop: 3.003 conta 30.152-3 CNPJ 28.402.956/0001- 39. Mais informações pelo telefone 033 8834- 9880 falar com Pastor Wesley.
  • A Unimed Sul Capixaba recebe doações para as vítimas no prédio da unidade que fica na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, número 46, bairro Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim.
  • As doações também podem ser deixadas na portaria do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, que fica na Rua Anacleto Ramos, número 55 no bairro Ferroviários.
  • A Polícia Militar também se mobilizou, e, em Marataízes, as doações podem ser levadas para a sede da da 9ª Companhia Independente, que fica na orla de Cidade Nova, ou no Pelotão de Presidente Kennedy. Em relação ao 9° Batalhão de Cachoeiro de Itapemirim, os donativos podem ser entregues na sede localizada no bairro Coronel Borges.
  • A Primeira Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim também se mobilizou e além de itens essenciais recebe alimentos para marmitex que serão levados para Mimoso do Sul. Os donativos podem ser deixados na sede da igreja que fica na Avenida Beira Rio em frente ao terminal de ônibus.
  • A Primeira Igreja Batista em Mimoso do Sul também está realizando ação para mobilizar doações em prol das famílias atingidas. Uma chave pix e conta bancários foram disponibilizados: Sicoob – Coop: 3.003-1 / Conta: 30.152-3 / CNPJ: 28.402.956/0001-39
  • A Prefeitura de Cachoeiro é ponto de coleta de doações de alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, água potável, cobertores e roupas. Endereço: Avenida Nossa Senhora da Consolação, 132, Vila Rica.
  • A unidade do Ifes está recebendo doações para os atingidos pelas chuvas no Sul do Estado. A campanha vai até quarta-feira (27) está sendo arrecadado: alimentos não-perecíveis, água potável, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões, roupas de cama e fraldas descartáveis. Cachoeiro de Itapemirim: Rodovia ES-482 Fazenda Morro Grande, das 7h às 22h.

GRANDE VITÓRIA:

  • ES Solidário: a iniciativa do governo do Estado está arrecadando doações na Capital e no Sul do Estado. Os donativos podem ser entregues na Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Enseada do Suá, em Vitória, na Rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100. Também podem ser feitas doações na 1ª Companhia Bombeiros Militar, no bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim, no km 0 da BR 393 (antiga Av. Mardegan, 790).
  • A Prefeitura de Cariacica abriu um ponto de doação para as vítimas das chuvas no Sul do Estado. As pessoas que quiserem doar podem levar os materiais para a sede da prefeitura, na Av. Mário Gurgel, 2.502, Alto Lage. As doações podem ser entregues a partir desde domingo (24), das 8h às 18h. Podem ser doados produtos de higiene pessoal, de limpeza, água e cesta básica.
  • Igreja evangélica Batista de Vitória recebe as doações na sede da igreja que fica na Avenida Saturnino Rangel Mauro..número 725 – Jardim da Penha em Vitória.
  • A Central Única das Favelas (Cufa) recebe as doações por meio de Pix (chave: [email protected]) ou na sede que fica na rua flamingo, n 29, bairro novo horizonte na Serra.
  • Assembleia Legislativa em parceria com Tribunal de Justiça (TJES), Ministério Público (MPES), Tribunal de Contas (TCE) e Defensoria Pública (DPES) está promovendo campanha de arrecadação de alimentos, água mineral, cobertores, kits de limpeza e higiene pessoal. As doações podem ser deixadas na Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, em Vitória, das 7h às 19h.
  • A Primeira Igreja Batista de Vitória (IEBV) é um ponto de coleta de doações de cesta básica e água mineral em prol das famílias afetadas no sul do Estado. Endereço: Avenida Saturnino Rangel Mauro,725, Jardim da Penha – Vitória.
  • A Igreja Batista da Lagoinha, em Vitória, está coletando alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e fraldas. Endereço: Av. João Santos Filho, 459 – Ilha de Santa Maria.
  • As unidades do Ifes estão recebendo doações para os atingidos pelas chuvas no Sul do Estado. A campanha vai até quarta-feira (27) está sendo arrecadado: alimentos não-perecíveis, água potável, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões, roupas de cama e fraldas descartáveis. Confira os pontos: Cariacica: Rod. Gov. José Henrique Sette, 184 – Itacibá – Pátio central, das 7h às 22h; Serra: Av. dos Sabiás, 330 – Morada de Laranjeiras, das 7h30 às 21h; Viana: Rodovia BR 101, Km 12 – Universal, Viana, das 7h às 12h | 13h às 17h; Vila Velha: Av. Min. Salgado Filho, 1000 – Soteco, das  7h às 19h; Vitória:  Av. Vitória, 1729 – Jucutuquara, Vitória, das 8h às 21h.

NORTE E NOROESTE DO ESTADO:

  • O Centro de Relacionamento do UNESC, em Colatina-ES, está recebendo doações de água mineral, alimentos não perecíveis material de higiene pessoal, material de limpeza, roupas e cobertores.
  • Hospital Maternidade São José, em Colatina, também se mobilizou e estará recebendo doações de água mineral, alimentos não perecíveis material de higiene pessoal, material de limpeza, roupas e cobertores.
  •  Em Linhares, também há diversos postos para recebimento de doações de água mineral e alimentos. Aqueles que desejam doar podem deixar os donativos nos seguintes pontos: Igreja Católica Matriz do Centro, Posto Ouro Negro, Norte Recicla, Escola Nest,Corpo de Bombeiros de Linhares, Oriundi Supermercados e CNA Escola de Idiomas.
  • A Prefeitura de Colatina recebe água, alimentos não perecíveis, roupa de cama, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. As doações serão recebidas no 8° Batalhão da PM, na Delegacia da Polícia Civil e na 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros.
  • O time Galo de Ouro realiza mobilização para arrecadar alimentos não-perecíveis, água mineral, produtos de higiene e limpeza, roupas, colchões e lençóis. As doações podem ser entregues na arena Samaritana, aos sábados de domingos, e todos os dias no Valcyr Motos – Posto Ipiranga, em Colatina.
  • A unidade do Ifes está recebendo doações para os atingidos pelas chuvas no Sul do Estado. A campanha vai até quarta-feira (27) está sendo arrecadado: alimentos não-perecíveis, água potável, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões, roupas de cama e fraldas descartáveis. Colatina: Av. Arino Gomes Leal, 1700 – Santa Margarida, Colatina, das 7h às 22h.

 

Todas Elas Encantam: evento exalta histórias e superação das mulheres capixabas

Seguindo a programação de março, Mês da Mulher, a Rede Gazeta realizou, no fim da tarde de quarta-feira (20) o “Todas Elas Encantam”, evento aberto ao público para dar visibilidade às profissionais que são referência em suas áreas de atuação no Espírito Santo.  

O evento foi marcado por uma roda de conversa composta por quatro mulheres sobre suas vivências, momentos de superação e vitórias: a cantora e compositora Ada Koffi; a maestra Alice Vieira; a gerente da Samarco Ivi Segrini e a capitã da PMES Karina Bortoluzzi. A mediação do bate-papo foi feita pela gerente-executiva de Produto Digital de A Gazeta, Elaine Silva. 

Durante mais de uma hora e meia, as convidadas compartilharam suas histórias no mercado de trabalho e vivências pessoais. No caso da maestra Alice Nascimento, da Orquestra Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo, o caminho para a liderança não foi fácil, uma vez que a indústria musical ainda é predominantemente masculina. Isso fica evidente no relatório do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que revela que dos R$ 901 milhões arrecadados com música no Brasil em 2021, apenas 7% foram destinados a artistas mulheres.

Um dos pontos de partida da fala de Alice foi justamente explicar que, em sua visão, deve ser chamada de maestra, e não maestrina, como consta em dicionários da Língua Portuguesa. “Maestro é uma palavra italiana. Maestrino é uma palavra italiana. Já o feminino de maestrino, é maestrina. Em italiano, o significado de maestro é o condutor de uma orquestra. O significado de maestrino é o diminutivo, ou um regente medíocre. Fiquei chocada com essa interpretação. Por isso gosto de me apresentar como maestra, é o que sou”, compartilhou Nascimento.

A cantora e compositora Ada Koffi também trouxe à tona sua jornada no mundo da música, destacando não apenas os desafios, mas também os momentos de sucesso. “Basta a gente acreditar, porque a gente é capaz”, afirmou a cantora, ressaltando a importância de as mulheres cultivarem autoconfiança no que fazem.

SORORIDADE

As participantes também conversaram sobre a importância de poder contar com a ajuda de outras mulheres durante a jornada profissional.  “Acho que é o nosso papel como mulher e esse letramento, esse nosso envolvimento com a diversidade, equidade e inclusão, eu acho que ela extrapola a nossa profissão”, refletiu Ivi Segrine, que há 18 anos era a única mulher em cargo de gerência na Samarco. Hoje, mulheres representam cerca de 20% dos gerentes da mineradora.

A capitã da Polícia Militar do Espírito Santo contou desafios únicos que enfrenta na sua profissão e ressaltou que um dos seus desafios é incentivar mais mulheres a ocuparem esses locais. “Me sinto extremamente orgulhosa de estar onde estou. Mas seria melhor se tivesse mais mulheres (na PM). Então, assim, apesar de ter vagas de concurso abertas, a taxa de entrada é de 10% a 20%. Então, quando eu saio pra falar sobre isso nos cursos de formação, ou em outros ambientes, o principal é… Meninas, moças, vamos ocupar, porque é muito melhor quando a gente tem alguém perto”, compartilhou a capitã.

Depois da roda de conversa, as musicistas da Orquestra Filarmônica de Mulheres do ES apresentaram um pocket show para os convidados, com uma sequência de músicas de autoria feminina.

MAIS EVENTOS

Além do Todas Elas Encantam, a Rede Gazeta preparou uma série de programações especiais para o Mês da Mulher de Norte a Sul do ES. Clique aqui e confira!

CONHEÇA O TODAS ELAS

O “Todas Elas” foi criado em 2019 e, desde então, encampa ações de valorização, conscientização e fortalecimento de causas femininas. Em A Gazeta, a página especial reúne diferentes conteúdos voltados às mulheres. Idealizadora e embaixadora do projeto, a gerente-executiva de Produto Digital de A Gazeta, Elaine Silva, destaca a importância do tema nas empresas e a forma com que o projeto contribui para a formação de mulheres cada vez mais potentes.

Pelo 3º ano, Rede Gazeta apoia o Dia Mundial da Criatividade

Texto de Bianca Nunes e Eduardo Fachetti

Pelo terceiro ano consecutivo, a Rede Gazeta é parceira regional do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), um festival global voltado a ações culturais, reflexões e atividades lúdicas com foco nas pessoas e na inovação. No Estado, as ações vão ocorrer nas cidades de Vitória, Vila Velha e Serra, entre os próximos dias 19 e 21 de abril. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Líder das ações no município canela-verde, o estrategista criativo Rodrigo Barbosa Santiago conta que, por lá, haverá feira criativa com artesãos, oficinas de cerâmica, escrita criativa, fotografia e oficina de inteligência artificial. Além de uma programação cultural, histórica e turística sobre a Prainha, que será marcada por shows e mesas redondas de turismo e música. No total, serão mais de 50 atividades gratuitas no município. “Essa é uma programação que está muito conectada com a essência de cada lugar, então estamos fazendo um mapeamento dessa economia criativa dentro de Vila Velha, que é uma coisa que vai servir para a comunidade, para a sociedade e para a política. Para todo mundo enxergar Vila Velha como esse ambiente criativo”, explica Rodrigo.

Registro de oficina realizada na edição WCD 2022, no Fonte Hub.
Registro de oficina realizada na edição WCD 2023, no Fonte Hub.

Em Vitória, quem lidera as ações do Dia Mundial da Criatividade é a professora formadora do programa Ambientes Sociais de Inovação (SECTI) Priscila Ricardo. Ela conta que a programação do evento em breve estará disponível e irá explorar atividades como apresentação de teatro, música e dança, oficinas de produção de conteúdo, oficinas de fotografia para redes sociais, fotografia para gastronomia e outros. “A expectativa é conquistar cada vez mais relevância no ecossistema de criatividade e inovação, capixaba. O futuro é criativo. Então, essa é uma oportunidade de dar luz e voz a diferentes inteligências criativas e o potencial de transformação social de pessoas criando juntos”, afirma Patrícia.

Na Serra, coube ao publicitário Marcelo Braga buscar os voluntários para construir uma programação que vai desde oficinas voltadas para a criação de eventos a apresentações que irão explorar a inovação e a criatividade de todos os participantes. “Essa é a primeira vez que o município da Serra participa, então o evento em si já é uma grande novidade e, por isso, estamos com uma expectativa muito boa. Teremos um dia inteiro de programação, em três pontos diferentes da cidade, que acontecerão simultaneamente. E claro, o nosso principal objetivo é proporcionar momentos inesquecíveis a todos os envolvidos, desde os palestrantes até os ouvintes, anfitriões e voluntários”, comenta Marcelo sobre a programação que em breve será divulgada no site do evento.

O gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta, Eduardo Fachetti, destaca a importância de o grupo se associar a uma iniciativa como essa: “Nacionalmente, o WCD acontecerá em 81 cidades brasileiras. O incentivo a manifestações culturais e ao exercício da criatividade é algo que nos conecta ao propósito de promover um Espírito Santo mais desenvolvido, onde as pessoas tenham capacidade analítica e reflexiva. É sempre inspirador perceber os resultados que uma movimentação como essa traz para o Estado”.

 

A inscrição é gratuita, saiba mais sobre a programação:

VILA VELHA:

 Data: 19/04 (Sexta-feira)

Local: We Believe Hub || Endereço: Rua Piratininga 222, Castanheiras 

13h – Palestra – “Desenvolvimento de Marca Pessoal”, com Rodrigo Barbosa Santiago.

14h30 – Oficina – Unplug | Desconexão para Criativos, com Márcio Merçoni.

 

Data: 20/04 (Sábado)

13h – Palestra – “IA aplicada à Economia Criativa”, com Breno Lobato.

14h – Palestra – “A Estratégia do Cafezinho”, com Cláudio Rabelo.

 

Data: 19/04 (sexta-feira)

Local: Shopping Adventure Mall || Endereço: Rua José Pena Medina 216, Praia da Costa 

9h –  Exposição Feira Criativa, com Lu Roubach.

12 h – Oficina de “Escrita criativa”, com Felipe Dall’Orto.

13h – Oficina de cerâmica, com Rosa Cerâmicas.

14h – Palestra Ilustração: Processo Criativo, com Amanda Lobos.

16h – Mesa redonda “Juntos Somos Mais”, com Andreza Pessini.

 

Data: 20/04 (Sábado)

9h –  Exposição Feira Criativa com Lu Roubach Designer.

9h – Workshop Fotografia Criativa, com Maria Zanete Dadalto.

11h – Palestra O DNA do Sucesso, com Suelen Souto.

13h – Oficina de cerâmica, com Rosa Cerâmicas.

14h – Workshop “Contar e Encantar”, com Dalisa Campos.

 

Data: 21/04 (Domingo)

9h – Exposição Feira Criativa, com Lu Roubach Designer.

10h – Oficina de encadernação artesanal, com Cláudia Aparecida Ladeira.

13h – Oficina de cerâmica, com Rosa Cerâmicas.

14h – Oficina Biblioterapia, com Silvana Pinheiro.

16h -Palestra Cores na Criatividade, com Roberta Bourguignon.

 

Data: 19/04 (Sexta-feira)

Local: Pousada Vilazinha || Endereço: Rua 23 de Maio, 120 – Prainha

18h – Happy Hour Criativo, com Paulo Renato Junior.

18h30 – Mesa redonda Turismo, como ferramenta

20h – Pocket Show Musical

 

Data: 20/04 (Sábado)

18h – Happy Hour Criativo, com Paulo Renato Junior.

18h30 – Música como forma, com Manoel Goes.

20h – Pocket Show Musical.

 

Data: 21/04 (Domingo)

9h30 – Cãominhada Cultural, com Shirley Bosi.

10h – Workshop Oficina de Aquarela, com Clovis Aquino.

10h – Exposição Livros “Mulheres e Fé”, com Fátima S.R.

11h – Sarau Poético com Diversidade Literária.

12h – Oficina Renda de Bilro, com Barra de Renda.

14h – Trilha do Convento da Penha, com Karina Nolasco.

14h – Mesa redonda Carnaval como vetor, com Patrick Rocha, da MUG.

 

Data: 20/04 (Sábado)

Local: Mocidade Unida da Glória (MUG) || Endereço: Rua Mourisco, s/n – Glória

Dia 20

11h – workshop Do Rafe ao REC com Matheus Majone

13h30 – palestra Assessoria de Imprensa com Márcia Menezes

15h – palestra Quatro Convites, Quatro Compromissos com Rodrigo Barbosa Santiago

Em breve Vitória e Serra divulgado

VITÓRIA: em breve programação disponível no link:   https://worldcreativityday.com/brazil/vitoria/home

SERRA: em breve programação disponível no link: https://worldcreativityday.com/brazil/serra/home

“Mulheres e a conquista de espaços” é tema de evento do Todas Elas na próxima quarta-feira (20)

Texto Leandro Neves

Na próxima quarta-feira, dia 20, em comemoração ao Mês da Mulher, A Gazeta e Rádio Litoral vão promover uma roda de conversa com o tema “mulheres e a conquista de espaços”. O evento será realizado na Rede Gazeta, em Vitória, a partir das 17h30, e contará com mulheres que se destacam em cargos tradicionalmente masculinos.

Para participar, basta se inscrever através deste link. A entrada é gratuita.

Além do bate-papo, o encontro terá uma apresentação superespecial da Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes), regida pela maestra Alice Nascimento, uma das convidadas da roda.

Estarão presentes também na conversa: a gerente de Manutenção da Samarco e madrinha do programa de diversidade da empresa em equidade de gênero, Ivi Segrini Martins; a cantora e compositora Ada Koffi; a capitão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Karina Bortoluzzi; e a Gerente Executiva de Produto de A Gazeta, Elaine Silva, que irá mediar o bate-papo.

Serviço:

Roda de Conversa “Mulheres e a conquista de espaços” e Apresentação da Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes). 

Dia e horário: 20 de março, a partir das 17h30

Local: auditório da Rede Gazeta. Rua Carlos Fernando Lindenberg Filho, 90, Monte Belo, Vitória (ES).

Inscrição: clique aqui

 

Inovação e liderança feminina: evento ‘Talk Delas’ traz reflexões sobre o cenário capixaba

Texto de Bianca Lemos

Um bate-papo com grandes lideranças femininas para falar de inovação. Esse foi o propósito do “Talk Delas”, evento realizado pelo Senac-ES e Fecomércio, com o apoio do Fonte Hub, que movimentou o Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, no começo de março.

Em celebração ao mês da Mulher, o evento foi idealizado para dar visibilidade e trazer à pauta a reflexão sobre o espaço ocupado pelas mulheres no cenário da inovação capixaba. A edição deste ano focou em explorar a conexão entre a inovação e a temática ESG (sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa), tendo como tema principal “Conexões que transformam – ESG, Liderança Feminina e Inovação”.

No entanto, o contexto de governança corporativa teve uma abordagem mais incisiva, impulsionando debates acerca da atuação das mulheres nas organizações e fortalecendo o protagonismo no ecossistema de inovação. Paula Barcellos, CEO do Grupo Águia Branca, falou sobre sua expectativa em relação ao avanço das mulheres em cargos de liderança.

“Cada uma de nós, mulheres, temos histórias muito diferentes. E às vezes a inclusão acontece em 5 minutos que dedicamos a alguém para ouvir o que não está sendo dito e para ajudá-la a acreditar no quanto é capaz de pilotar a sua carreira e construir algo novo e maior. Essa para mim é a verdadeira inclusão: o acolhimento, a mentoria e a inspiração que o líder faz no dia a dia, conquistando de cada um do seu time esforço máximo para revelar o seu maior potencial. Amo isso! Tem uma força absurda para mim”, destaca Paula.

A gerente de Inovação da Rede Gazeta, Patrícia Lino, destacou a relevância da escolha dos temas que foram abordados no evento: “Somos desafiadas o tempo todo, e ouvir inspirações e experiências como as que foram partilhadas no painel nos dá forças para continuarmos conquistando os espaços que sonhamos, queremos e temos capacidade de conquistar”.

Liderança feminina

Embora pesquisas apontem que as mulheres – quando comparada aos homens- conquistam melhores performances como líderes, dados da pesquisa “Teva de Mulheres da Liderança” indicam que das 7.548 dos cargos de liderança existentes nas empresas brasileiras, apenas 16,8% são ocupadas por mulheres.

Ao identificar o papel da equidade de gênero e as oportunidades para promover uma participação cada vez mais ativa das mulheres nas corporações, a responsável do Talk Delas, Thais Souza, falou sobre os resultados que espera alcançar em termos de capacitação e inspiração para as mulheres que estiveram presentes. “Espero que os participantes sejam impactados ao despertar reflexões sobre a importância da equidade de gênero e da diversidade na inovação, fortalecendo a rede de mulheres líderes e inovadoras. Em termos de capacitação, espero que o evento ofereça novas ferramentas para promover a inovação em seus ambientes de atuação”, explica.

Na programação, o evento reuniu um time de especialistas para explorar o tema e inspirar reflexões. A programação foi composta por Zenaide Margon, gestora de Planejamento Estratégico, Projetos e Inovação no Senac-ES, que mediou a conversa entre as painelistas Cris Samorini, presidente da Findes; Paula Barcellos Tommasi, CEO da Viação Águia Branca; Licia Mesquita, cofundadora e diretora-geral do Impact Hub Vitória; e Priscila Gama, CEO do Das Pretas.Org; além de Gabriela Duque, diretora-executiva de Marketing no Instituto das Pretas.

 

Selo “Empresa Segura”: Rede Gazeta renova certificação do Corpo de Bombeiros

Texto de Bianca Lemos

A Rede Gazeta recebeu, na última terça-feira (12), a renovação do selo “Empresa Segura”, emitido pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. A certificação é concedida às empresas que adotam procedimentos de prevenção a acidentes e sinistros, além de treinamentos e conscientização aos funcionários.

Para garantir a renovação da certificação, o grupo de comunicação passou pela última etapa do processo: um simulado de incêndio e abandono do prédio, em Vitória. Esta ação aconteceu com o objetivo de avaliar as medidas de segurança da Rede e preparar na prática para situações críticas, por isso, foi instruída pelos brigadistas a evacuação total da sede da empresa.

A técnica em Segurança do Trabalho da Rede, Viviane Ferreira, explicou sobre o quanto é essencial a realização desta ação com os funcionários. “O mais importante do simulado é treinar as pessoas a seguir as orientações de segurança. Isso evita pânico e salva vidas em uma emergência real. Além de preservar vidas, preservamos também o patrimônio da empresa”, destacou Viviane.

A conquista foi anunciada pelo Comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão Bombeiro Militar, Alan Rosa Francisco, que acompanhou toda a ação e, ao final, conversou com a equipe de brigadistas envolvida, juntamente com os bombeiros que chegaram ao local para atender ao chamado. “A importância do projeto ‘Programa Espírito Santo Seguro’, realmente é levar esta questão da prevenção, simular as situações de pânico e de incêndio para a população em geral. Então este conhecimento, que às vezes parece que é pouco, que é feito e durante o ambiente de serviço, eles acabam sendo compartilhados para outras pessoas e isso auxilia na questão de disseminação deste conhecimento para todas as pessoas”, frisou o representante do Corpo de Bombeiros do ES.

 

simula

“Todas Elas” tem programação especial para o Mês da Mulher de Norte a Sul do ES

Texto de Bianca Lemos

Esta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, é uma data bastante simbólica para lembrar os desafios que elas ainda enfrentam no mundo atual, além de ser um marco relevante para que também se lembrem avanços da causa feminina ao longo das últimas décadas. Mas a celebração não se restringirá à data: daqui até o final de março, a Rede Gazeta, através do projeto “Todas Elas”, marcará presença de Norte a Sul do ES com uma programação especial, composta por palestras, oficinas, ações interativas, painéis, ações de valorização pessoal e outras atividades.

O “Todas Elas” foi criado em 2019 e, desde então, encampa ações de valorização, conscientização e fortalecimento de causas femininas. Em A Gazeta, a página especial reúne diferentes conteúdos voltados às mulheres. Idealizadora e embaixadora do projeto, a gerente-executiva de Produto Digital de A Gazeta, Elaine Silva, destaca a importância do tema nas empresas e a forma com que o projeto contribui para a formação de mulheres cada vez mais potentes.

“Infelizmente ainda vivemos numa sociedade em que o machismo estrutural impera. São séculos de desigualdades entre homens e mulheres. Avançamos muito nos últimos anos, e as diferenças de tratamento seja no ambiente corporativo, seja em outros, diminuíram, mas ainda continuam. Por isso, acredito muito que qualquer iniciativa, por exemplo, o projeto Todas Elas, contribui para valorização feminina. O objetivo deste programa é ser um canal de apoio não só para brigar pela redução dos problemas, como a violência, mas também para evidenciar práticas que ajudem as mulheres”, destaca Elaine.

As iniciativas promovidas neste Mês da Mulher vão ao encontro com os valores da Rede Gazeta, onde as mulheres são a maioria no quadro de funcionários – são quase 300 funcionárias, de um total de pouco mais de 520 pessoas. Abaixo, você confere quais ações serão desenvolvidas e como pode participar.

Oficinas abertas ao público

O Clube A Gazeta preparou encontros e dinâmicas para assinantes e convidados.

– Oficina – Defesa pessoal: clique aqui para se inscrever
– Oficina- Identidade Maternal: os desafios da maternidade na atualidade: clique aqui para se inscrever
– Oficina – Mulheres em destaque: clique aqui para se inscrever

Podcasts e conteúdos especiais

A Rádio Litoral deu início ao projeto “Todas Elas Encantam” com foco em dar protagonismo às cantoras na cena musical capixaba. Será no formato vídeocast, semanal, e o primeiro episódio vai ao ar nesta semana no YouTube da Litoral, com a participação da cantora Flavinha Mendonça. O objetivo deste projeto é dar protagonismo às artistas, e o espaço vai possibilitar que elas falem sobre seus desafios, inspirações e carreira profissional.

Já equipe de Entretenimento de A Gazeta está divulgando matérias sobre cursos e eventos voltados para mulheres. E ainda, a colunista social, Renata Rasseli, está realizando uma série de postagens em colaboração com o perfil de HZ no Instagram, com mote “De mulher para mulher”, compartilhando dicas e conselhos para as novas gerações. Confira a primeira coluna aqui

Presença nas regionais

Neste sábado (9), pela manhã, em Linhares, será realizada a 10ª edição da Corrida da Mulher. As inscrições estão esgotadas, no entanto terá também ações voltadas para a saúde e bem-estar. Em Colatina, no próximo dia 22, a Rádio Litoral realizará ação de ativação com o público com distribuição de brindes, música ao vivo dentre outras atividades. Já em Cachoeiro de Itapemirim, ocorrerá este mês a roda de conversa “Encontro todas Elas”.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

VITÓRIA:

Clube A Gazeta:

Oficina – Defesa pessoal: clique aqui para se inscrever
Oficina- Identidade Maternal: os desafios da maternidade na atualidade: clique aqui para se inscrever
Oficina – Mulheres em destaque: clique aqui para se inscrever

LINHARES

Sábado (09/03) – 10ª edição da Corrida da Mulher (Inscrições esgotadas)
Atividades que serão desenvolvidas: distribuição de frutas, água, aferição de pressão, distribuição de sorvete, picolé e açaí.
www.campeaotime.com.br

COLATINA

22/03, 10h – Ação de ativação com a Rádio Litoral
Atividades desenvolvidas: distribuição de brindes, espaços instagramáveis, música ao vivo e ações de bem-estar.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

27/03 – Roda de conversa Encontro Todas Elas
Atividades desenvolvidas: Roda de Conversa com participação de Elaine Silva, gerente-executiva de produto digital de A Gazeta.