Made in ES: assista à nova temporada no Globoplay

Caroline Mauri e Thayná Bahia

Os episódios do programa Made in ES já estão disponíveis no Globoplay. A novidade foi anunciada durando o painel “Inteligência Artificial: A transformação mundial que vai mudar a forma de produzir e contratar”, realizado para o mercado na última terça-feira (04), na Rede Gazeta. Com duas temporadas, o especial mostra histórias de empreendedores capixabas que batalham para suas empresas se destacarem. Você pode assistir aos programas clicando aqui.

A coordenadora de Projetos, Deisy Néspoli, destaca que, agora, os telespectadores poderão ter acesso a um conteúdo muito importante sobre a indústria, o agro, o comércio e serviços do Estado. “Para a gente é muito importante ver o Made in ES no Globoplay. O programa foi ao ar na TV Gazeta ano passado, mas a gente sabe que nem todo mundo teve a oportunidade de assistir. Com o programa disponível na plataforma, estamos dando a chance para que outras pessoas vejam e revejam esse conteúdo super rico. Uma forma de levar o nosso Espírito Santo para o mundo”, afirma.

Para que o material fosse disponibilizado, também foi necessário unir os esforços da equipe de Programação da Rede com a da Globo. “Este é um processo interno entre afiliada e Globo, para que todos os nossos conteúdos estejam disponíveis no Globoplay. Quando o programa foi produzido, ele não subiu pro Globoplay. Mas, agora, com o fechamento do projeto, surgiu esta ideia. Fiz o trabalho de interlocução com o time da Globo e, assim, eles ajustaram todo o processo com a plataforma. A ideia é que a partir de agora todos os nossos programas especiais fiquem disponíveis no Globoplay”, relata.

Debate tecnológico
Além da novidade, o evento da semana passada discutiu um tema que divide opiniões: afinal, a inteligência artificial é aliada ou vilã, quando falamos de mercado de trabalho? Para a pesquisadora e doutora em Inovação Solange Mata Machado, a tecnologia tem potencial para ambos e sua inserção na rotina a inegável, mas vai depender de como será usada pela humanidade.

“No nosso dia a dia a inteligencia artificial vai entrar, inevitavelmente. Mas o ser humano é uma presença inegociável. O impacto da tecnologia vem do fato de que ela traz consigo o viés de consciência de quem a criou. (…) O ser humano vai ter que desaprender e reaprender. O aprendizado, depois dos 25 anos, é muito mais difícil. Mas deverá vir ou por conta própria, ou pelo esforço das instituições públicas e privadas”, destacou.

Além dela, participaram da conversa o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, e o CTIO do Grupo Águia Branca, Janc Lage, com mediação do colunista Abdo Filho, de A Gazeta. Você pode conferir mais da cobertura do evento em A Gazeta e na TV Gazeta.

“A Rede Gazeta não faz trabalho nenhum sozinho. A gente só consegue realizar com a presença, o comprometimento e a capacidade de vocês. Uma manhã como esta, para debater Inteligencia Artificial, é extremamente importante. O tema está sendo debatido de forma muito intensa e até acalorada, e todos nós seremos impactados de maior ou menor grau por essa transformação”, agradecou o diretor-geral da Rede, Marcello Moraes.

Sobre o projeto
O movimento Made in ES foi lançado em 2021, pela Rede Gazeta, com o intuito de valorizar esses profissionais e reforçar a qualidade do que é produzido no Espírito Santo, e tem sido um sucesso desde então. A 1ª temporada é apresentada pela jornalista Tati Braga, com foco em tudo que é produzido no Estado. Já a 2ª, comandada pela apresentadora Gabrielle Manganelli, tem destaque nos personagens que fazem tudo isso acontecer: os empreendedores e suas iniciativas. Além dos programas exibidos, o projeto conta com uma página exclusiva em A Gazeta.