Cerca de 150 convidados, entre lojistas, outros profissionais do comércio, prefeitos e demais convidados lotaram o auditório da Rede Gazeta, em Vitória, nesta sexta-feira (13). O encontro abriu a campanha Natal Premiado que dará prêmios para os clientes que fizerem compras durante o fim deste ano. Cada R$ 50 em compras vale um cupom. A promoção começa na próxima segunda-feira (16), vai até o dia 28 de dezembro.
Quem fizer o pagamento das compras com Cartões Dacasa, patrocinadora da iniciativa, ganhará cupons em dobro. A inciativa é do jornal A Gazeta, junto às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) da Grande Vitória e o apoio das Prefeituras de Vitória, Cariacica e Serra.
“Desde que surgiu a expectativa de que 2015 seria um ano difícil para as vendas e o consumo, nós começamos a planejar a campanha. Sabemos que os comerciantes sofrem com a desaceleração do comércio e faremos o possível para ajudar com as vendas neste Natal”, destaca o diretor executivo de Mídia Impressa, Álvaro Moura.
“Tem crise econômica, tem crise política e tem crise hídrica. Esse é o momento da gente se unir e também refletir sobre a sustentabilidade dos negócios. Podemos e devemos avançar no passo do planejamento. A crise é um momento de oportunidade”, disse o prefeito de Cariacica, Juninho.
Durante a campanha, serão sorteados cinco caminhões de prêmios, no valor de R$ 15 mil em produtos cada, e uma carreta de prêmios que totalizam R$ 25 mil. Todos os municípios da Grande Vitória participam da promoção e as lojas da campanha estarão identificadas com o selo do “Natal Premiado”.
“O nosso Estado tomou duas pancadas de uma vez só: a perda do Fundap e a atual crise econômica que enfrentamos. O pior efeito é o desânimo. O Natal Premiado é uma boa reação a esse sentimento”, explica o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. “O mercado registrou retração no consumo, mas ele ainda existe. Uma ação como essa ajuda a máquina a não parar. A intenção é alavancar as vendas”, concluiu o presidente da CDL Vitória, Carlo Fornazier.
O encontro ainda teve a palestra “Gestão de pessoas para vencer a crise”, com o empresário Roni Chittoni. Ele é de Porto Alegre, tem mais de 30 anos de experiência como empreendedor e atuação no ramo de recrutamento executivo.
Feirão Recupere seu Crédito
Outra estratégia para fomentar o comércio é a realização de mais uma edição do Feirão Recupere seu Crédito, que será promovido na primeira quinzena de dezembro pelas CDLs de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, na Capital.
As empresas participantes vão oferecer condições especiais, como perdão de juros e multas e descontos sobre o valor principal da dívida. O objetivo é incentivar o consumidor a organizar a vida financeira e recuperar sua capacidade de compra. “O período da campanha é bastante oportuno, uma vez que coincide com o 13º salário e as gratificações de fim de ano, que dão mais condições para o consumidor quitar seus débitos”, destacou Fornazier.