Lançamento do 30º Recall de Marcas reúne os principais nomes do mercado publicitário em Vitória

O mercado publicitário conheceu, na tarde dessa segunda-feira (18), os detalhes da pesquisa que sustenta a 30ª edição do Recall de Marcas Rede Gazeta, a mais tradicional ferramenta sobre a lembrança do consumidor com relação às marcas em 80 segmentos. Após dois anos em formato online, o Recall traz o tema “Há 30 anos, a resposta do mercado”, e recebeu, presencialmente, as principais agências publicitárias do mercado capixaba no auditório da Rede Gazeta, em Vitória.

O encontro apresentou a pesquisa que vai servir de parâmetro para que as empresas, instituições e órgãos capixabas, que são referência nos segmentos em que atuam, se guiem para entender o próprio posicionamento e a forma como se fixaram na lembrança do público. Neste ano, o Recall de Marcas recebeu, mais uma vez, a chancela da Futura Inteligência, que realizou 2,4 mil entrevistas na Grande Vitória.

Crédito: Carlos Alberto Silva
Márcio Chagas, diretor de Mercado da Rede Gazeta

Ao todo, 6.500 marcas foram mencionadas pelos capixabas ao longo do processo de entrevistas. O diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, destaca que o Recall de Marcas está em “eterna inovação”, mas mantendo a essência de se posicionar como uma pesquisa de lembrança de marca. “Antes, as pessoas lembravam da marca por um atributo mais forte; mas, hoje, as pessoas se lembram delas pelo que elas significam e pelo que elas têm feito na sociedade”, avalia.

Outras percepções 

O diretor de Mercado da Rede Gazeta, Márcio Chagas, fez questão de destacar a alegria de receber o público de forma presencial depois de 2 anos de pandemia. O lançamento do 30º Recall de Marcas reuniu mais de 100 representantes de agências do Estado.

Márcio também pontuou a relevância do prêmio para as marcas: “É muito importante ser citado e celebrar sua conquista, mesmo que esteja em segundo ou terceiro lugar, ainda assim é bom sobressair às 6.500 outras marcas”, ressaltou.

O presidente da Futura Inteligência, José Luiz Orrico, ressaltou as mudanças no mercado que a pesquisa percebeu ao longo de quase 30 anos, sendo que a principal tendência foi a extinção de vários segmentos, como discos; e outros que se tornaram mais profissionalizados, como planos de saúde e rede de supermercados. “Mesmo com todos esses movimentos e mudanças no mundo das marcas, o Recall continua relevante e segue mostrando quais são as marcas que não saem da cabeça do capixaba, e não é toa que esse já é o trigésimo.”

A entrega da Revista Recall de Marcas e a premiação das marcas mais lembradas pelo público acontecerão no Centro de Convenções de Vitória, em festa prevista para acontecer no dia 24 de junho.