Jornalistas de A Gazeta participaram do 18º Congresso Internacional da Abraji

Os jornalistas de A Gazeta Aglisson Lopes, Letícia Gonçalves, Nathalia Bourguignon e Vilmara Fernandes participaram do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), como membros do The Trust Project. Além de adquirir conhecimento, Aglisson, editor de Performance, foi um dos que levou muitas informações, como palestrante no painel “Por que credibilidade e transparência são tão urgentes e fazem diferença para o público?”. O evento aconteceu no último fim de semana, em São Paulo.

Junto ao editor, Camila Mont’Alverne, pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Reuters, e Sally Lehrman, chefe executiva do The Trust Project, estiveram à frente da palestra. Segundo Aglisson, a implementação do Trust foi um trabalho longo que contou com a sua participação e das editoras Gisele Arantes e Carol Rodrigues, mais o auxílio do time de Desenvolvimento. Mas não para por aí, pois ele faz parte de uma construção diária com o intuito de ser mais transparente. E foi exatamente sobre esse trabalho que o editor tratou no painel.

“Nós levamos a nossa experiência com a introdução dos oito indicadores de credibilidade do Trust, mas também as outras ações que estamos buscando se envolver para aumentar essa percepção nos leitores, pois apostamos que se aproximar de públicos diversos pode nos ajudar a conquistar confiança e credibilidade. Em relação ao projeto, destaquei os ganhos que tivemos colocando botões de feedback para os usuários e, ainda, sobre a nossa vontade crescente de mostrar os bastidores da reportagem e trazer as pessoas para mais perto da redação”, conta. Belo trabalho, pessoal!