Jornalistas da Rede Gazeta participaram de um bate-papo com a jornalista e parceira da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Lais Rocio, sobre o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontece no final deste mês. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, (04), no CET.

Durante a roda de conversa, Laís compartilhou experiências do congresso, que, segundo ela, é muito enriquecedor. “É uma oportunidade de ter uma visão macro de como o jornalismo impacta na sociedade”, explicou.

O editor-chefe da Redação Multimídia, André Hees, também relatou sua vivência quando participou de congressos anteriores. “Você se sente na Disney! São muitas possibilidades de programações paralelas”.

A repórter de Economia do jornal A GAZETA Siumara Gonçalves, contou que o clima do evento é de muito aprendizado e compartilhamento de experiências. “Eu vi que esse ano a programação tem palestras sobre a área de economia e até de agronegócio”, comentou.

Para Lais, a participação de veículos locais, como os da Rede Gazeta, é de extrema importância para levar as particularidades de cada território. “A mídia local tem o papel muito importante de contar histórias e ter um olhar mais sensível que a grande mídia e veículos nacionais não conseguem ter.”

O 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo acontece durante os dias 27 a 29 de junho em São Paulo, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, com participação de grande nomes, como Pedro Bial e uma entrevista coletiva com o vice-presidente, Hamilton Mourão, e com o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Na edição deste ano, a novidade é um “Domingo de Dados”, que vai acontecer no dia 30, voltado inteiramente para o jornalismo de dados.