Janeiro Branco: psicóloga alerta para os sinais de transtorno psicológico

Que a saúde mental é superimportante a gente já sabe, mas sabemos como identificar quando é o momento de buscar ajuda? Os transtornos emocionais podem passar desapercebidos e se agravarem com o tempo. Por isso, buscamos ajuda na psicóloga e comentarista da CBN Vitória, Adriana Muller, que fala sobre a importância de ficarmos atentos aos sinais que o nosso corpo pode dar e quando é hora de ter um cuidado maior.

Primeiramente, a profissional destaca que, assim como nenhum incêndio começa grande, nenhum transtorno psicológico começa desequilibrando toda a nossa vida, por isso é tão importante manter a atenção aos detalhes. “Eles chegam devagar, a gente acha que são ‘passageiros’ ou circunstanciais e não damos atenção ao nosso radar interno pensando que ‘logo passa’, ‘não é nada’ e, quando a gente percebe, os problemas já tomaram conta de grandes áreas da nossa vida. São como ladrões que vem roubar o que temos de melhor: nossa qualidade de vida, nossos relacionamentos mais preciosos, nosso bem estar, nosso senso de competência, nossa conexão com a vida e tudo o que ela tem de bom. Portanto, atenção aos sinais”, afirma.

É muito provável que tenha algo de errado quando começam a haver mudanças no seu comportamento e no seu jeito de ser. Segundo Adriana, nós temos um radar interno que detecta as alterações e sinaliza que algo não está bem: o autoconhecimento.

“O momento de procurar ajuda é quando a gente percebe que ‘não está legal’. Se o seu radar interno já sinalizou, não estique a corda. Uma consulta psicológica pode te ajudar a entender o que está acontecendo e a organizar formas para administrar isso e superar a dificuldade, se conectando com as suas forças internas. Uma consulta médica, com psiquiatra ou neurologista, pode te ajudar a restabelecer o equilíbrio químico necessário para resgatar a sua qualidade de vida. Não deixe o problema ser maior do que você, muito menos deixe que ele tome conta da sua vida”, conclui a psicóloga.

Alguns indícios de que algo não está bem com a saúde mental são:

  • Mudanças na rotina de sono (problemas de sono, para mais ou para menos, são sinais de alerta) ou de alimentação (enjoos, falta de apetite, sentir fome o tempo todo…);
  • Alteração de humor: ficar muito sensível (qualquer coisa tira do sério ou faz se sentir mal) ou ficar muito insensível (nada abala ou sensibiliza – fica ‘frio’, sem empatia);
  • Começa a se isolar das pessoas, não quer conversar nem manter contato… Somos seres sociais e a interação com os outros nos conecta com a vida;
  • Esquecimentos frequentes – de acontecimentos, nomes, locais, do que ia falar;
  • Ansiedade, tensão, estresse constantes sinalizam um estado de alerta que não é eficaz e, pelo contrário, costumam drenar as suas forças.