Internet será o segundo meio de comunicação mais usado no Brasil, prevê especialista da Globo.com

foto: Bruna Borjaille
O supervisor executivo de Internet da Central Globo de Afiliadas, Victor Navarro, apresentou os dados no workshop sobre Mídia Digital
Victor Navarro, supervisor executivo de Internet da Central Globo de Afiliadas, apresentou os dados
Publicado em 18/11/2014.

Não é novidade que a audiência da Internet vem crescendo a ponto de se aproximar a dos meios tradicionais. A web já é considerada um meio de comunicação de massa, ficando atrás da televisão e da rádio, e em 2015 será o segundo meio de maior penetração no Brasil. Com 105 milhões de usuários no país, a rede deixou de ser um meio elitista e já concentra usuários das classes A, B e C. O perfil se concentra em jovens adultos com público predominantemente feminino, com 52% contra 48% feminino. Todos esses dados foram apresentados no workshop sobre Mídia Digital, orientado pelo supervisor executivo de Internet da Central Globo de Afiliadas, Victor Navarro. O evento reuniu profissionais da área de publicidade para apresentar as principais tendências do mercado na internet, no auditório da Rede Gazeta, Vitória, nesta segunda-feira (18).

De acordo com Victor, o Plano de Governo Nacional de Incentivo à banda larga é um dos responsáveis pelo crescimento de usuários no meio virtual. Em relação a 2009, houve um crescimento de 10% da atuação da Classe C na internet, o que representa hoje mais da metade do conjunto no consumo de informações online. Apesar do aumento de mobiles no país, o desktop continua sendo o local de acesso mais utilizados por internautas. O smartphone aparece em terceiro lugar na preferência do público.

Apesar do aumento de consumidores de informações online, o investimento na Internet não acompanhou o crescimento de audiência. De acordo com Victor, as estratégias para publicidade digital precisam passar por três pilares: search, o mecanismo de busca; o social media, a atuação nas mídias sociais; e o display, responsável por agregar valor à marca. “Existe hoje um consumo simultâneo de mídia. As pessoas assistem televisão com o celular em mãos. O desafio é saber trabalhar com as mídias simultâneas”, aponta o supervisor.

Desta forma, a Globo.com, terceira maior portal de conteúdo no Brasil, vem traçando estratégias para interagir com o telespectador internauta. Exemplo disso são os programas The Voice e SuperStar, que possibilitam a interação ao vivo com o público e, consequentemente, o aumento de audiência para o portal.


Publicidade Online

Os portais G1, GE e TV Gazeta no Espírito Santo têm se destacado quando o assunto é audiência. O G1/ES registra média de 5,3 milhões de page views por mês e atinge picos de audiência quando as matérias estão na capa da Globo.com e do G1.com. Com o aumento de tráfego, o mercado publicitário ganha espaço para a venda de propaganda online.

As oportunidades e os formatos de anúncios digitais também foram assunto do workshop. A coordenadora de Internet da Afiliadas Globo Flora Boniface, apresentou ao mercado estratégias para anunciar e os formatos de mídias que podem ser usadas por agências em campanhas publicitárias. Pesquisas apontam que 55% do público concorda que o patrocínio online é uma maneira eficaz de atingir o internauta. Porém, Flora alerta que o excesso de propaganda na página contribui para a poluição visual, o que afasta o leitor. “A Globo.com segue um padrão para não afasta o internauta. A página está toda divida, com locais espaçados e formatos variados para atender o perfil do anunciante, evitar a cegueira automática, e impactar quem está lendo”, explica. Transmissões ao vivo e matérias publicitárias com foco na prestação de serviço para o usuário são outras boas formas para a captação e aumento de audiência, segundo ela.