Fonte Hub recebe Lab CineMarias para produção de curtas-metragens

Com o tema “Corpos (in)Visíveis”, a 2ª Mostra Nacional de Curtas do Cinemarias segue fomentando a participação de pessoas com identidades femininas no mundo do audiovisual. Pensando nisso, a iniciativa oferece para as participantes a possibilidade participar de formações em direção, roteiro e montagem, seguida pela oficina “Existo Porque Resisto”, que contempla a produção em si do material. O Fonte Hub, como um dos apoiadores, recebeu em seu espaço o Cinemarias para a produção da sonoplastia dos curtas.

O material produzido no espaço de inovação da Rede Gazeta compreendeu a gravação de poesias, instrumentos músicas e sons para compor as cenas. Ao todo, foram dois dias de produção para que as participantes pudessem realizar o trabalho sonoro junto o Luca Misse, estagiário do Fonte, e a equipe de sonoplastia da Rede Gazeta.

Para além de aproximar as participantes do audiovisual, o Lab também tem o objetivo de abordar a violência de gênero, oferecendo a oportunidade de as alunas falarem acerca do tema, como explica Karol Leite, uma das produtoras do CineMarias. “Os filmes sempre tratam uma abordagem relacionada a violência, porque o CineMarias surgiu a partir disso. Quando foi idealizado, a Lei Maria da Penha estava completando 10 anos e, além disso, somos um dos Estados no topo do ranking de feminicídio e o país que mais mata pessoas trans e travestis”, explica.

Karol também explica que a experiência no Fonte foi positiva e acolhedora para toda as alunas e a equipe do projeto. “Como o projeto fala de questões muito delicadas e temos diversidade no grupo, é muito importante que nossos parceiros entendam todas essas especificidades, e acredito que o Fonte conseguiu entregar isso”, comenta.

Sobre os próximos passos, as expectativas estão muito boas, visando a próxima mostra. “O próximo passo é focar em fazer essa segunda mostra ser incrível. Os filmes que foram produzidas por essas 30 alunas, que fizeram parte do laboratório de formação audiovisual, vão estrear nessa mostra junto com outros filmes a nível capixaba e nacional”, finaliza Karol.