Desfile das Escolas de Samba do ES: 400 mil pessoas acompanharam a folia pela TV Gazeta

A folia dos capixabas manteve a mesma tradição: o carnaval do Brasil começa aqui, com os desfiles das escolas de samba do Espírito Santo, nos dias 10 e 11 de fevereiro. Sendo assim, a Rede Gazeta também colocou seus veículos na avenida para mais uma supercobertura, que registrou na TV Gazeta um alcance acumulado de 400 mil pessoas, mais de 71 mil usuários únicos no site A Gazeta, além de amplo alcance nas redes sociais.

A cobertura da TV foi protagonista nas telinhas locais entre sábado e domingo, com a audiência domiciliar marcando 5,0 pontos, dado superior aos streamings, que marcaram 4,8 pontos. Durante a transmissão dos desfiles das escolas do Grupo Especial, foram cerca de 400 mil pessoas acompanhando a festa pela TV Gazeta, com um share domiciliar de 29,5%. Já o g1 ES, responsável pela transmissão do grupo de acesso, na sexta (10), e pelos desfiles do sábado (11) também, somou mais de 54 mil views.

Para o editor-chefe de Telejornalismo, Bruno Dalvi, o resultado é fruto de um trabalho conjunto para envolver os telespectadores. “O envolvimento de todas as áreas foi fundamental para o sucesso da transmissão na TV e no g1. Tivemos estreias importantes, como Rafaela Marquezini e Fabiola de Paula, que deram um show na apresentação. Acho que conseguimos atingir nosso objetivo de envolver os telespectadores e oferecer uma cobertura cheia de emoção e lindas imagens. Tudo isso foi consagrado com uma bela matéria no Fantástico”, diz.

A cobertura televisiva também contou com inovações que tornaram a cobertura do espetáculo ainda melhor, como explica Marluana Guasti, coordenadora de Produção. “Esse ano nós tentamos inovar com a quantidade de ângulos: foram 18 câmeras, dois drones e uma câmera suspensa que deslizava por cabos em uma parte do Sambão. Esse último equipamento ainda não tinha sido usado em nenhum evento no ES”, destaca.

As matérias de A Gazeta trouxeram informações sobre as escolas, detalhes do desfile e a apuração do resultado. Todo o trabalho rendeu 108,256 usuários únicos e mais de 175 mil pageviews, somente nas matérias relacionadas ao carnaval, apresentando crescimento em relação ao evento no ano de 2022. Joyce Mereguetti, coordenadora do Núcleo de Reportagens e Projetos, explica que o trabalho começa bem antes dos desfiles.

“Nossa cobertura do Carnaval de Vitória começa muito antes das escolas pisarem na avenida. Visitamos os barracões para mostrar os preparativos, contamos as histórias das comunidades e apresentamos previamente os enredos para os foliões já entrarem no clima. Nos dias de desfile, nossa equipe se desdobra para dar toda a dimensão da beleza da festa e revelar também os bastidores da folia. O objetivo é permitir que os apaixonados por samba que ficam em casa também possam vivenciar o espetáculo que toma conta do Sambão do Povo”, conta.

Cobertura nos stories e feed
Além da cobertura televisiva, os amantes do carnaval também puderam acompanhar a cobertura pelo Instagram da TV Gazeta, que na noite de sexta-feira produziu 5 publicações no feed, registrando um número de alcance de 130,9 mil usuários, além de 20 stories com o alcance de 45,5 mil pessoas. Já no sábado, 11 publicações alcançaram 273 mil perfis e 21 stories chegaram para mais de 81 mil seguidores.

O mesmo aconteceu com A Gazeta, que nas interações de sexta-feira alcançou mais de 41 mil interações, com 18 postagens no feed e mais de 21 stories. A folia da noite de sábado teve um grande aumento, com 41 postagens no feed e 20 stories, alcançando 78 mil interações. Quanto a apuração dos vencedores, a transmissão ao vivo teve 1.600 espectadores simultâneos máximos, 5 mil comentários e mais de 22 mil contas alcançadas.

Em HZ, veículo voltado para o entretenimento e cultura, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, foram 38 mil contas alcançadas e as publicações chegaram a 11,5 mil. Os reels foram distribuídos para mais de 16 mil pessoas, resultando em um número de impressões superior a 135 mil.