Copa de habilidades inovadoras premia alunos da Grande Vitória

Com abordagem inovadora para o aprendizado, priorizando a prática e o envolvimento direto dos participantes, a competição Skill Cup encerrou suas atividades no último sábado (16), aproximando alunos, escolas e organizações ligadas ao ecossistema de inovação do Espírito Santo. A iniciativa, com apoio do Fonte Hub, da Rede Gazeta, levou cinco grupos à final, que aconteceu no hub Base27, em Vitória.

Estudantes de escolas da Grande Vitória tiveram cinco semanas para pensar, propor ideias e soluções práticas e aplicáveis para desafios reais de empresas.  O objetivo central do desafio era alinhar conhecimentos teóricos, técnicos e habilidades comportamentais que podem ser fundamentais no exercício profissional.

“Incialmente foi aberto o período de inscrições para que as escolas pudessem registrar seus representantes. Após avaliação interna com especialistas, as instituições que atingiram os melhores índices foram selecionadas para seguir na Skill Cup. Os grupos receberam problemas reais de empresas para que pudessem propor soluções. A Be Water realizou alguns direcionamentos, mas a ideia é que os alunos tivessem a inciativa e pró-atividade para propor”, explicou Lucas Cunha, fundador da startup Be Water., realizadora da Skill Cup.

Durante a final os grupos apresentaram o que estruturam aos jurados. A banca, por sua vez, avaliou quesitos como qualidade e clareza da apresentação,  facilidade de utilizar a inovação dentro da organização, aderência na sociedade, dentre outros.

A composição do júri contou com a participação da coordenadora do Fonte Hub, Patrícia Lino, que destacou a importância de se conectar e contribuir com os jovens. “Esse contato é primordial para que possamos nos reinventar como empresas e também na comunicação direcionada a eles. O Fonte Hub valoriza, incentiva e colabora com iniciativas como a Skill Cup, visto que o propósito é desenvolver, preparar e conectar esses jovens ao mercado de trabalho. Trazendo para discussão deles, oportunidades de solução para desafios reais de grandes organizações, como a Rede Gazeta”, complementou.

Grupo vencedor 

O grupo vencedor foi do Centro de Ensino Interação, formado por Guilherme Bonner, Letícia Cardoso, Iara Silva e Isabela Campanharo. Eles levaram o prêmio de R$ 4 mil, além de certificado, troféu e mimos especiais da startup Be Water.

Uma das integrantes do grupo, a estudante Isabela destacou que um dos principais aprendizados foi sair da zona de conforto e colocar em prática a criatividade. “Nós tivemos que desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe, pois mesmo que houvesse atividades individuais, a maioria era em grupo. O prazo era muito apertado e ainda teve semana de prova nesse período, então trabalhar em conjunto com todos do grupo foi importante”, explicou.

A segunda colocada na competição de habilidades foi a Escola Estadual Irmã Maria Horta, e em terceiro lugar ficou o Centro Estadual Everton Ribeiro Guimarães que receberam a premiação de R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.