Conheça os integrantes do Conselho de Leitores de A Gazeta 2016

Marcos Fernandez
Reunião do conselho de leitores

Está montado o time do Conselho de Leitores e Internautas de A Gazeta e do Gazeta Online para 2016. O grupo é formado por profissionais que atuam em diversas áreas, sendo o mais novo com 22 anos e a mais experiente com 56. A quarta turma, formada com base na diversidade, toma posse no próximo dia 1º de dezembro, quando os atuais conselheiros se despedem e integrantes de 2016 começam a atuar.

A missão dos conselheiros é ler, opinar, avaliar, criticar e sugerir mudanças na produção das publicações. O grupo foi escolhido a partir de uma seleção com 222 leitores que se inscreveram pela internet e por meio de ficha publicada diariamente em A Gazeta. Na segunda fase, profissionais da Rede Gazeta ouviram, pessoalmente, 28 candidatos durante entrevista.

“O maior objetivo do Conselho é trazer o olhar crítico do leitor para nos ajudar a melhorar continuamente a nossa produção editorial e manter a sintonia com os anseios da comunidade”, destaca a diretora de Desenvolvimento Institucional da Rede Gazeta, Leticia Lindenberg.

Leia também:
– Profissionais da Rede Gazeta dominam lista de finalistas do Prêmio Findes de Jornalismo
– Camila Domingues vence Prêmio Undime de Jornalismo

A turma é um grupo plural, formado por leitores que são moradores de diversas regiões e com culturas e crenças variadas. “O Conselho é muito importante porque aponta erros que muitas vezes não observamos, apresenta sugestões de pauta e faz uma crítica do jornal e do site do ponto de vista do leitor habitual. É uma visão diferente de quem está dentro da redação, produzindo o conteúdo. A colaboração é muito rica e nos ensina sempre e ajuda a fazer um jornal cada vez melhor”, destaca o editor-chefe da Redação Integrada Multimídia, André Hees.

O conteúdo da reunião é registrado em ata e distribuído entre os editores do jornal. A implantação do Conselho de Leitores é um dos instrumentos de autorregulamentação sugeridos pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Os conselheiros

Adimilson da Silva Tibúrcio, tem 42 anos, é católico, economista e mora no Centro de Vila Velha. “Essa abertura do jornal permite a gente dar ideias e contribuir com a produção. Jornal se faz com participação e por isso eu quis participar”, explica.

 

 

Sandra Zanotti

Sandra Zanotti, tem 56 anos, é católica, advogada, servidora pública e mora no bairro Jardim Camburi, em Vitória. “Minha intenção é ajudar na avaliação e crítica das matérias publicadas”, disse.

 

 

Simone Araújo dos SantosSimone Araújo dos Santos, tem 35 anos, é Kardecista, analista de relacionamento com o cliente e mora em Santo Antônio, Vitória. “Gostei da ideia do Conselho porque ouvir alguém de fora, e sem experiência técnica sobre jornais, pode agregar ao conteúdo”, espera.

 

 

Oberacy Emmerich JuniorOberacy Emmerich Junior, tem 51 anos, é coronel da reserva na PM do Estado, católico e mora na Praia do Suá, em Vitória. “ Meu objetivo é contribuir com opiniões e sugestões”, explica.

 

 

Rodrigo Borrego LorenaRodrigo Borrego Lorena, tem 43 anos, é pesquisador e professor universitário de Geografia, católico e mora em Pontal de Camburi, Vitória. “Meu avô e pai tinham atuação em Jornalismo e, por isso, sempre gostei muito de ler. Meu objetivo é contribuir com o conselho”, disse.

 

 

 

Paulo Tavares

Paulo Sandoval Tavares, tem 22 anos, é estudante de Direito, espírita e mora na Mata da Praia, em Vitória. “Gosto muito de ler e quero opinar e sugerir melhorias para o jornal”, disse.

 

 

Andre RibeiroAndre Lima Ribeiro, tem 37 anos, agente penitenciário, estudante de Ciências Sociais, é cristão e evangélico, morador de Parque das Gaivotas, em Vila Velha. “Sempre gostei de participar e costumo mandar e-mails e sugestões para o jornal. Minha intenção é continuar contribuindo”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *