Confira o que rolou no primeiro dia do Vitória Summit 2020

Texto: Kariny Christ

Os principais políticos e empresários capixabas se reuniram – presencial e virtualmente – nesta quarta-feira (02) para o primeiro dia do Vitória Summit 2020, realizado pela Rede Gazeta. O evento tem como tema principal os cenários, desafios e oportunidades para o Espírito Santo no pós-pandemia. A programação contou, de forma presencial, com palestra do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, além de uma partipação do governador do Estado, Renato Casagrande, na abertura. De forma online, outros convidados e espectadores também puderam participar.

O diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg, deu início ao evento com uma mensagem de boas-vindas aos convidados destacando a importância deste tipo de encontro entre grandes líderes do Estado, como é o Vitoria Summit.

O diretor-geral, Café Lindenberg, abre oficialmente a programação do Vitória Summit 2020 (Foto: Carlos Alberto Silva)

“Acredito que parte da força que o nosso Espírito Santo adquiriu nas ultimas duas décadas tem a ver com estes consensos existentes entre as lideranças. Que permitiram que muitas políticas públicas vitoriosas se tornassem perenes e se transformassem em uma conquista da sociedade”, pontuou.

Na sequência, Casagrande relembrou em seu discurso as boas avaliações capixabas nas áreas de segurança e educação. “Nós temos títulos importantes, como o de melhor ensino médio do Brasil, menor taxa de mortalidade infantil do Brasil. Todas vitórias conquistadas nos últimos anos, mesmo com os desafios enfrentados”, lembrou o governador.

Para comandar a primeira palestra do dia, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, falou sobre “Os desafios da Nação e soluções para um futuro de prosperidade”. Em sua fala, o militar comentou sobre o sentimento da sociedade em relação à mudança da economia.

“A economia está mudando, saindo de um processo de produção em massa, para ingressar no que é chamado de economia do conhecimento, em que a mistura do capital e trabalho é somado a tecnologia. O que leva a muitos trabalhos deixarem de existir, e muita gente perca sua renda, o que gera um sentimentos de medo, de ansiedade, de raiva e frustração”, ressaltou.

Em sua palestra, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, abordou as mudanças na economia e sua expectativa para o país (Foto: Carlos Alberto Silva)

Mourão também externou seu desejo de que o Brasil seja a grande civilização ao sul do Equador. “Nosso país tem um porte estratégico significativo. A grandiosidade do Brasil deve se transformar em poder, e em mais bem estar para população. Desta forma, seremos a mais vibrante e próspera civilização ao sul do Equador, uma vez que todas as outras estão a Norte”.

O segundo momento do evento contou com a presença virtual da jornalista Natuza Nery e do cientista político Carlos Melo. Os profissionais bateram um papo com a apresentadora Daniela Abreu, mestre de cerimônias do Vitória Summit, com o tema “Quais os desafios políticos para o próximo ano?”.

Durante o debate, assuntos como as eleições de 2018 e 2020 foram abordados, a fim de levantar o questionamento sobre a dúvida de como será a votação de 2022. “O Bolsonaro em 2018 acabou, em 2022 não será o candidato ‘contra todos que estão ai’. Ele será cobrado. É um presidente que precisará de estrutura, e ele não quer ficar na mão do centrão, embora esteja”, pontuou a jornalista.

Vitória Summit 2020 é uma realização da Rede Gazeta com patrocínio de Grupo Águia Branca, ArcelorMittal, Grupo Cepemar, Sicoob, Suzano e Unimed Vitória e apoio de Bandes, Fecomércio-ES, Findes, Sincades e Sistema OCB/ES.