A Gazeta e The Trust Project vencem prêmio internacional de Jornalismo

A experiência de A Gazeta ao adotar indicadores de credibilidade desenvolvidos pela organização The Trust Project foi premiada no Digital Latam Media Awards da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), na categoria “Melhor iniciativa de credibilidade”. O evento reuniu veículos de notícias de todo o continente americano na noite da última terça-feira (16) na cidade de Mérida, Mexico.

Os indicadores de credibilidade auxiliam a conectar jornalismo e leitores por meio da transparência nos processos. O objetivo final é deixar bem claro para todos os leitores informações sobre os profissionais envolvidos nas reportagens, distinção entre o que é notícia, conteúdo patrocinado e opinião; disponibilizar canais de contato para sugestões e reclamações, bem como explicitar os princípios editoriais, política de correção de erros, organograma e as fontes de financiamento da organização. Enfim, elementos que ajudam você, leitor, a compreender o trabalho jornalístico e garantir canais para que você nos ajude sempre a melhorar.

O editor de Performance de A Gazeta, Aglisson Lopes, com o prêmio em mãos na cerimônia do WAN-IFRA

A adesão de A Gazeta ao The Trust Project ocorreu em julho de 2021, após quase um ano de trabalho interno envolvendo os times de Jornalismo, Desenvolvimento e Produto. O período foi marcado por intensa discussão sobre a prática jornalística e recursos que deveriam ser criados ou melhorados para ampliar a conexão do público com o conteúdo de A Gazeta.

“Nosso ingresso no The Trust Project em 2021 já foi uma grande conquista. Agora a conquista deste prêmio mundial coroa todo trabalho da redação para se aproximar do nosso público, com transparência e credibilidade. Conseguimos mudar cultura, implementar novos processos, e aplicar mecanismos que nos garanta interagir mais com a audiência, aumentar nossa checagem dos fatos e mostrar como trabalhamos. Houve um tempo duro de trabalho para fazer isso tudo acontecer, agora é tempo de colher os frutos. Estamos muito felizes.”, declara a editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva.

Para o diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, “uma conquista desse nível indica que estamos no caminho certo: buscar o maior alcance do jornalismo com qualidade e diálogo com os leitores. É uma relação de mão dupla com a nossa audiência, porque ao mesmo tempo em que entregamos a informação, também recebemos críticas e sugestões de melhoria. O Trust Project nos coloca num patamar internacional de credibilidade e reforça nosso compromisso com os capixabas”, pontua ele.

O prêmio foi recebido em mãos pelo editor de performance de A Gazeta, Aglisson Lopes, que liderou o trabalho de ingresso ao Trust juntamente com as editoras Gisele Arantes e Carol Rodrigues. “O maior beneficiado certamente é a nossa audiência. Não estamos interessados apenas em números, pageviews, usuários. Queremos construir relações mais sólidas com nossos leitores, garantir a eles a oportunidade de participar e compreender o trabalho jornalístico de A Gazeta. Para nós, isso está profundamente conectado com a missão da Rede Gazeta, que é contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo sob todos os aspectos”, afirma Aglisson.

“O compromisso com a verdade é condição primária e fundamento do jornalismo. Mas sabemos que em muitas circunstâncias verdade é algo difícil de se garimpar porque muitos querem escondê-la ; é preciso paciência, técnica e, mais do que tudo, estar disposto a ouvir todos os lados de uma história. Um prêmio como esse coroa nossos esforços de entregarmos à sociedade conteúdo com isenção, responsabilidade e equilíbrio. É uma missão diária e contínua”, enfatiza o diretor de Jornalismo, Abdo Chequer.

Saiba mais na matéria de A Gazeta sobre o The Trust Project e os indicadores elaborados pelo projeto clicando aqui.