TV Gazeta promove formação para produtores audiovisuais com palestra e workshop gratuitos

Os profissionais, estudantes e simpatizantes de cinema terão uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos através do projeto “Formação executiva para produtores audiovisuais”, que acontecerá entre os próximos dias 17 e 19 de março de 2016 em Vitória. A promoção do encontro é da TV Gazeta.

Duas atividades estão previstas: palestra e workshop. Para o workshop, que terá carga horária de 16 horas, serão oferecidas 30 vagas voltadas para pessoas com alguma experiência comprovada em produção audiovisual. As aulas vão acontecer dias 17 e 18 de março (quinta e sexta feira) – das 17 às 21 h – numa sala no prédio da Federação das Indústrias do Espirito Santo (Findes) e dia 19 de março (sábado) – das 13 às 21 h, numa sala da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As vagas serão sorteadas através de um site de sorteios.


Pessoas sem nenhuma experiência poderão assistir a palestra, de introdução ao tema, que acontecerá na manhã do dia 17 de março (quinta feira), a partir das 9 horas, no auditório da Rede Gazeta. A participação em ambas as atividades é gratuita e exige inscrição pelo site www.interferencias-filmes.com.br.

Para o organizador do evento, o produtor Ricardo Sá, a realização do projeto em Vitória pode trazer benefícios importantes para o audiovisual produzido aqui. “A produção executiva é uma área central na realização de um filme ou série de TV. Estamos vivendo um momento de grande expansão neste setor e a demanda por profissionais capacitados é muito grande, aumentando as chances de sucesso do projeto.”, afirma ele.

Serão oferecidas 160 vagas para a palestra e 30 vagas para o workshop. As inscrições estão abertas e vão até o dia 07 de março, por meio do site www.interferencias-filmes.com.br .

Programação da palestra e do workshop

Palestra:
Compreendendo o cenário da Produção Audiovisual no Brasil: da ideia à exibição, os caminhos do planejamento.

Objetivo: apresentar os cenários de mercado pertinente às produtoras audiovisuais independentes no Brasil, considerando os mecanismos de fomento, os espaços e oportunidades existentes.
Workshop

1º Dia: Estratégia Empresarial para as Produtoras
– Cenário do mercado nacional.
– Ancine: CPB; CRT e outros.
– O que eu vendo¿ Definição dos produtos.
– Pra quem eu vendo¿ Pesquisa de mercado e janelas de exibição.
– Como eu vendo¿ Formas de apresentação e estratégias de venda.

2º Dia: Aspectos Legais de uma produção audiovisual
– Direitos Autorais: relação de trabalho e obras sob encomenda.
– Aspectos Tributários: fatos geradores e incidências relativas às produções audiovisuais.
– Contratos, licenças e seguros obrigatórios: o que é preciso.
– Leis de Fomento: Lei do Audiovisual; Lei Rouanet; FSA; Lei 12.485.

3º Dia: Elaboração do Projeto
– Do Argumento ao Projeto: desenvolva sua ideia.
– Planejamento orçamentário: itens; equipe; gastos administrativos; divulgação; distribuição e outros valores;
– Cronograma: prazo de execução e planejamento de produção;
– Execução orçamentária: formas de captação, empenho e realização de pagamentos;
– Trâmites de execução: Produção e Pós-produção;
– Plano de venda: preparação para Pitchings e rodadas de negócios;
– Distribuição: definição de estratégia para ser visto;
– Prestação de contas.

Sobre o orientador da Oficina, Thiago Mello.

Advogado, especializado em Direitos Autorais, trabalha há aproximadamente 20 anos com produção cultural e leis de incentivo, atuando majoritariamente com produções audiovisuais nos últimos 5 anos. Nessa trajetória, fora sócio de produtoras culturais e é um dos fundadores, em Nova Friburgo-RJ, do Instituto Serrano de Economia Criativa, uma entidade destinada à promoção e estímulo às atividades econômicas e empresariais que atuam em segmentos reconhecidos nesse contexto. Atualmente presta consultoria para a construção de um Pólo Audiovisual na Região Serrana do Rio de Janeiro, articulando entidades públicas e privadas em torno da arquitetura das condições (técnicas, humanas e financeiras) para implementação de um conjunto de ações que resultem no desenvolvimento econômico regional a partir da cadeia produtiva do cinema e da TV.

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