Relevância internacional: A Gazeta é finalista no “Oscar” da imprensa internacional

It’s A Gazeta, baby! A marca que deu origem à Rede Gazeta há 95 anos está no páreo e pode trazer para os capixabas dois troféus do INMA Global Media Awards, um dos mais prestigiados prêmios para empresas de mídia do mundo, considerado o Oscar da inovação no setor. Concorrendo com projetos de 40 países, a nossa Raposa Política e o Capixapédia são finalistas, respectivamente, nas categorias “Melhor produto ou recurso de vídeo” e “Melhor uso das redes sociais”.

A premiação acontece no dia 26 de maio, em Nova York. Os trabalhos foram avaliados por 54 especialistas em mídia de 20 países. Eles analisaram resultados inovadores, conceitos únicos, criatividade, pensamento inovador e sinergias vencedoras entre plataformas.

Criada em 2014, ainda nas páginas do jornal impresso, a Raposa Política ganhou vida (e animação) nas eleições de 2020, quando a editoria de Política era comandada pela jornalista e ex-residente Samanta Nogueira. “Muito feliz em ver o resultado de um projeto que fizemos para levar informação de política de uma forma diferente para as pessoas, com foco 100% no digital. A ideia partiu do repórter Vinícius Valfré, durante uma reunião de pauta em 2019, para o planejamento das eleições de 2020. E foi construída ao lado dos competentes Letícia Gonçalves, Farley Sil e Adriana Rios. Ser finalista já é uma conquista para nós”, diz Samanta.

O personagem que trata do noticiário eleitoral em tom lúdico e ácido voltou a dar as caras em A Gazeta nas eleições de 2022. Agora, disputa o prêmio do INMA com veículos da Austrália, Índia, Suécia e Alemanha.

Já o Capixapédia nasceu em 2015, como uma seção nativa digital do antigo portal Gazeta Online, sob a batuta dos editores Aglisson Lopes, Rodrigo Lira e do ex-repórter Wing Costa. Fez tanto sucesso que hoje tem perfil próprio no Instagram (siga @capixapedia), sob responsabilidade da editora-adjunta de Distribuição Rita Benezath. O perfil está no páreo com projetos da Índia, do Canadá, da Alemanha e da Argentina.

“Recebi a notícia da premiação com imensa alegria, pois, sem dúvida, dar vida ao Capixapédia nas redes sociais é uma das minhas maiores realizações profissionais. Desde que idealizei o perfil, o objetivo é nos tornar referência em história do Espírito Santo nas redes sociais. Considero que, com êxito, conseguimos transmitir a cultura capixaba com novos formatos e narrativas criativas. Independente do resultado, ser finalista em uma premiação desta importância já é uma vitória e tanto!”, celebra Rita.

A editora-chefe de A Gazeta e CBN, Elaine Silva, é só orgulho: “As duas iniciativas mostram que estamos firmes no nosso propósito de informar bem o capixaba e estar na vanguarda do jornalismo digital brasileiro. E agora, melhor, no jornalismo mundial”, comemora.