De onde surgiu o “pocar”? TV Gazeta exibe dicionário das expressões populares

“Vai num pé e volta no outro”, “pocar”, “o fim da picada”… Com certeza você já falou ou ouviu alguma dessas expressões. A verdade é que elas já estão tão presentes no nosso dia a dia que nem nos damos conta de onde vêm e o que significam. Pensando nisso, em parceria com a produtora Mirabolica Filmes, a TV Gazeta começou a exibir, durante os intervalos da programação, o Pequeno Dicionário Ilustrado de Expressões Populares, série que conta a origem dessas expressões.

O material foi disponibilizado pela produtora, mas adaptado para o modelo de televisão pelas equipes de Arte, Promoção e Sonoplastia. O trabalho de produção do dicionário ilustrado é resultado de muita pesquisa dos cineastas Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, responsáveis pela produtora, e possui o objetivo de ser usado para fins educacionais. Segundo Tati, quando eles foram pesquisar a origem de alguns ditos populares, perceberam que o assunto “dava caldo”. “A gente costuma brincar que é possível ter uma conversa inteira só citando ditos populares, afinal, no Brasil temos um para cada situação”, conta. A criação do dicionário foi pensada para as plataformas digitais, mas a parceria com a TV faz com que o alcance seja muito maior.

A criação do dicionário foi pensada para as plataformas digitais, mas a parceria com a TV faz com que o alcance seja muito maior. “A TV Gazeta fez com que o material chegasse a lugares que a gente não conseguiria chegar com a internet. A televisão aberta tem uma abrangência maior, pois sabemos que existem pessoas que não tem condições de ter internet e, até mesmo, para alcançar um público maior de 70, já acostumado a não consumir um conteúdo sob demanda. Então, nesse sentido a TV Gazeta foi fundamental. Além de que trouxe uma grande visibilidade para o nosso trabalho”, explica Tati.

A maior parte das expressões são conhecidas nacionalmente, mas algumas possuem a identidade capixaba, originadas e utilizadas aqui no Espírito Santo, o que contribui para a TV se conectar ainda mais com o público. “A TV Gazeta é uma emissora que busca estar conectada com a sociedade, exibindo conteúdos que fortaleçam a identidade e a cultura do Espírito Santo. A parceria com a Mirabolica ampliou a visibilidade do dicionário capixaba, com um conteúdo tão rico de curiosidades regionais e que reforça o nosso propósito de fortalecer o orgulho de ser capixaba”, afirma o coordenador de Programação, Igor Estrella.

Acompanhe a TV Gazeta para conhecer melhor as expressões e veja abaixo um dos VT’s veiculados.