Rede Gazeta, Liesge e Lieses assinam contrato e garantem 5º ano de transmissão dos desfiles no Sambão do Povo

Texto: Caroline Mauri, Eduardo Fachetti e Thiago Almeida

Abram alas para a folia, que o carnaval está pedindo passagem! E como os capixabas já sabem, o carnaval do Brasil começa aqui: nos dias 10 e 11, o Sambão do Povo será tomado pelas fantasias das escolas de samba do Espírito Santo. Já nesta sexta-feira (03), a Rede Gazeta recebeu representantes da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e da Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) para reafirmar o contrato de parceria em que a TV Gazeta e o g1 ES realizam a transmissão os desfiles das escolas capixabas, na sexta e no sábado.

A assinatura aconteceu em um encontro realizado de manhã, na sede da Rede Gazeta, com presidentes das agremiações e gestores dos veículos de comunicação da empresa. Vale lembrar que a TV Gazeta detém o direito de transmitir o desfile das escolas de samba até 2025. Esta será a quinta vez que o grupo especial ganhará espaço na programação da afiliada Globo no ES.

“É o terceiro desfile mais bonito do Brasil, a gente fala isso com a Globo, só perde pra RJ e SP, e em uma data muito acertada. Por começar o carnaval no país, os desfiles capixabas já foram matéria até no Fantástico, em nível nacional. E a Rede Gazeta fica muito feliz de contribuir com essa festa. É um investimento alto que fazemos, porque está completamente alinhado com nosso propósito de contribuir pro desenvolvimento do ES. O carnaval é um elo importantíssimo com a cultura e comunidade capixabas”, destacou o diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes.

Tradição
A TV Gazeta transmitiu ao vivo os desfiles das escolas do grupo especial de Vitória pela primeira vez em fevereiro de 2018. De lá para cá, apenas em 2021 não houve desfiles, por consequência da crise sanitária da Covid-19.

O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, também esteve presente e acrescentou que a expectativa deste ano é ainda maior, para deixar de vez a pandemia para trás. “Ano passado já tivemos um carnaval lindo, com as pessoas emocionadas, depois de uma crise sanitária, e este ano esperamos ainda mais. (…) A ocupação da rede hoteleira já está mais de 90% reservada para o fim de semana”.

Para se ter ideia da grandiosidade do projeto, em 2022 a transmissão contou com uma equipe de aproximadamente 170 profissionais dos setores de jornalismo, operação, programação, tecnologia, engenharia, comunicação, comercial, marketing e terceirizados.

“Estamos muitos ansiosos para colocar essa transmissão no ar. Como Pazolini falou, as pessoas no Sambão ficam emocionadas, e nosso desafio é levar essa mesma emoção pra quem está em casa. Vamos tentar implementar uma novidade nesta edição, que é colocar mais uma câmera, extra, que ficará flutuando por um cabo e vai atravessar a avenida”, contou o gerente de Operação e Programação, Kassius Sipolati.

O desfile do Espírito Santo é o terceiro maior do país e 40 mil pessoas assistem nas arquibancadas e camarotes do Sambão do Povo, em Vitória. Este ano, a Rede Gazeta vai levar mais de 180 profissionais para a avenida do samba, diretamente envolvidos na produção de conteúdo.