Candidatos ao governo do ES se encontram em debate da Rede Gazeta nesta quinta

Texto: Thayná Bahia

Nesta quinta-feira (27), às 22h, acontece o último confronto entre os candidatos a governador do Espírito Santo neste segundo turno, promovido pelo Jornalismo da Rede Gazeta, com transmissão ao vivo na TV Gazeta e em g1 ES, A Gazeta, CBN Vitória e Globoplay. Em um formato inédito de debate, Carlos Manato (PL) e Renato Casagrande (PSB) poderão controlar seus tempos e usar o espaço do estúdio livremente.

A Gazeta e CBN Vitória já estão trabalhando a todo vapor para uma cobertura especial para esse momento. O público ficará por dentro do debate, em tempo real, desde a chegada dos candidatos. Haverá transmissão não só pelo site, mas também por todos os canais de A Gazeta: Youtube, Facebook, Instagram e Twitter. Após a transmissão, as análises de desempenho de cada postulante ao Palácio Anchieta virão em matérias e colunas.

O editor-chefe de Telejornalismo, Bruno Dalvi, contou que na última semana foram estudadas questões como a capacidade de logística dos estúdios da Rede para a realização de um debate em novo formato: “Neste ano, os candidatos ficarão livres num espaço onde circularão e administrarão o próprio tempo”, afirma.

O debate será divido em 4 blocos, sendo 2 com temas livres e 2 com temas determinados, em que o candidato poderá escolher entre 10 temas definidos pelo Jornalismo da Rede Gazeta. Diferente dos debates anteriores, os tempos de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas serão administrados por cada um, dentro do tempo determinado de cada bloco. O direito de resposta de 1 minuto poderá ser solicitado pelos candidatos caso se sintam ofendidos e não tenham mais tempo de fala. Para que seja concedido, o pedido será analisado pela produção do debate.

Segundo Bruno, a ideia do novo modelo é que os candidatos tenham a liberdade de utilizarem o tempo da maneira que acharem mais pertinente. “É a oportunidade de o eleitor conhecer a história e as propostas de cada um de maneira clara e transparente”, afirma.