Mostra gratuita abre o Festival de Cinema de Vitória

Divulgação
Festival será entre 11 e 16 de setembro

Um convite para respirar cultura durante seis dias. O 22º Festival de Cinema de Vitória acontece entre 11 e 16 de setembro e vai apresentar uma programação diversificada com as mais recentes realizações do cinema brasileiro. Serão exibidas mostras de vários gêneros, como ficção, documentário e animação, além de atividades de formação para todos os públicos. O pré-evento do festival acontece nesta sexta-feira (14) e sábado (15), às 19h, no Cine Metrópolis, na Ufes. A Mostra de Bordas é gratuita e vai exibir sessões de curtas metragens, seguidas de um bate-papo com Bernadete Lyra, Saskia Sá e Fábio Carmaneiro.

O evento, antes chamado de “Vitória Cine Vídeo”, foi batizado de “Festival de Cinema de Vitória” devido ao reconhecimento da realização fora do Espírito Santo. A mudança vem acompanhada da substituição do Troféu Marlin Azul pelo Troféu Vitória, objeto concedido aos filmes e profissionais premiados nas mostras e concursos do Festival.

Ao final da programação, o Festival de Cinema de Vitória vai premiar as melhores produções exibidas no evento. Na cerimônia de encerramento do Festival, serão distribuídos cerca de 30 troféus, além das possíveis menções honrosas e prêmios adicionais. A escolha dos filmes premiados será feita por júris formados por profissionais reconhecidos na área audiovisual.

O Festival de Cinema de Vitória pretende contribuir para o desenvolvimento da produção audiovisual brasileira, o fortalecimento dos profissionais capixabas e a democratização do acesso da população aos bens culturais. Ao longo desses vinte e dois anos, o Festival também estimula a formação de um público consumidor de cultura crítico e diverso estimado em cerca de 30 mil pessoas por ano. O evento é realizado pela Galpão Produções e tem o patrocínio da Rede Gazeta.