A Gazeta lança campanha contra desinformação nas escolas

Antenados ao papel social, os jornalistas de A Gazeta idealizaram e lançaram o projeto Informação de Verdade, para combater a desinformação dentro da sala de aula. Com o objetivo de conscientizar os alunos capixabas e com mais de 40 escolas interessadas, ainda neste mês, eles sortearão 5 escolas que receberão oficinas sobre as eleições.

A ideia já estava sendo desenvolvida desde o ano passado, com o desejo de se aproximar dos estudantes para quebrar as correntes que espalham notícias falsas. A iniciativa ganhou força quando o professor Ezimar Bravin, da escola Monteiro Lobato, recorreu a A Gazeta para retratar o tema em sala de aula. Com o projeto piloto em mãos, em outubro de 2021, eles levaram as principais ferramentas de checagem e muito mais para duas turmas do professor.

Joyce Meriguetti, coordenadora do Núcleo de Conteúdos Especiais de A Gazeta, explica um pouco mais sobre o projeto. “O projeto Informação de Verdade tem o objetivo de mostrar para as pessoas que elas também são responsáveis por esse combate às mentiras, combate às informações falsas. Quando tomamos consciência, nos tornamos defensores da verdade e, se todos nós podemos ser defensores da verdade, nós ficamos mais fortes e transformamos a sociedade”, diz.

Para que as 5 escolas sejam selecionadas foi aberto um formulário de inscrições para que professores e alunos manifestassem interesse. O projeto vai rolar no período de agosto a setembro, com intuito de alcançar escolas públicas e privadas, da Grande Vitória e do interior do Estado. Times do Marketing e da Comunicação Institucional foram envolvidos também na iniciativa, que terá desdobramentos para funcionários e visitantes do programa “Portas Abertas”. Vem coisa boa por aí!