“Empresa Segura”: Rede Gazeta participa de programa lançado pelo Corpo de Bombeiros do ES

Com o objetivo de certificar a segurança de empresas do Espírito Santo, foi lançado na manhã desta segunda-feira (27) o programa Espírito Santo Seguro, que vai capacitar empresas, escolas e hospitais para a prevenção a incêndios e outros acidentes. O evento aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), na Enseada do Suá, em Vitória, durante o 12º Seminário Capixaba de Segurança contra Incêndio e Pânico, com a participação da Rede Gazeta, uma das primeiras empresas a aderir ao projeto “Empresa Segura”.

Para assinar o termo de adesão, estiveram presentes, como representantes da Rede Gazeta, o diretor de Administração e Recursos Humanos, Helder Luciano, e o gerente de Serviços Administrativos, José Lopes. Também firmaram o acordo, na mesma manhã, o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação (Sindiex), o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades) e a Central de Aviamentos.

No evento de lançamento do programa, o comandante-geral, coronel Alexandre Cerqueira, deu boas-vindas aos presentes e salientou a responsabilidade social do CBMES com os mais diversos setores da sociedade capixaba, sob os pilares da honestidade, confiança e competência. “Parece que mudamos as normas e as tecnologias de combate, mas os acidentes continuam acontecendo e as vidas vão embora”, pontuou, destacando ainda, a importância do projeto, que só tem a beneficiar a sociedade.

Cerqueira explicou também que o projeto Espírito Santo Seguro é composto por 3 fundamentos: eixo prevenido, que são iniciativas voltadas para conhecimento e prevenção de acidentes; eixo seguro, composto por certificações, selos de qualidade e mudança de cultura preventiva, onde se encaixa o projeto Empresa Segura; e eixo protegido, que são ações inclusivas direcionadas a crianças e adolescentes.

O comandante do 1º Batalhão Militar, tenente-coronel Scharlyston Paiva, ressaltou em sua fala que o objetivo do programa é associar a proteção com a prevenção em casos de acidentes, buscando envolver a educação e a mudança da mentalidade das empresas e instituições do Estado. “Queremos trazer pessoas civis, sem conhecimento básico, e muni-las de informações para que elas possam avançar na prevenção de acidentes”, afirmou.

Uma das quatro primeiras organizações a aderirem ao projeto, a Rede Gazeta recebeu o Corpo de Bombeiros, no último dia 15, para conhecer o programa Espírito Santo Seguro. Para Helder Luciano, ao assinar o termo, a Rede se torna uma das pioneiras na desburocratização das medidas de segurança contra incêndio e pânico em empresas capixabas.

Prezamos pela segurança de todos e, para isso, é fundamental envolver nossos funcionários na prevenção de acidentes, estruturando sistemas de proteção de incêndios e, principalmente, capacitando-os para a atuação efetiva na resposta imediata a todo tipo de emergência”, avaliou.

Ao concluir todas as etapas previstas no projeto, a empresa conquistará o selo “Empresa Segura”, concedida pelo Corpo de Bombeiros do ES, atestando que o estabelecimento está de acordo com as normas de segurança contra incêndios e conta com pessoas treinadas dentro de suas instalações.