TecnoAgro desembarca em Linhares com capacitação, tecnologia e show sertanejo

Texto: Lucas Valadão

O primeiro dia do maior evento do agronegócio capixaba, o TecnoAgro2022, apresentou novos caminhos e possibilidades para alavancar para o segmento, com foco na tecnologia e na inovação. Entre os cerca de 20 painéis realizados nesta quinta-feira (09), divididos entre palco principal e três auditórios, a programação serviu capacitação aos empreendedores e produtores rurais do Espírito Santo.

Acostumada a dar o bom dia aos capixabas aos domingos, a apresentadora do Jornal do Campo, Cláudia Gregório, foi quem recebeu o público no Conceição Hall, em Linhares. Logo depois, Café Lindenberg, presidente da Rede Gazeta, abriu oficialmente a programação, citando as mudanças pelas quais o agronegócio passou nos últimos tempos: “Acompanhamos a erradicação dos cafezais, as crises nas lavouras, a chegada da agroindústria e, mais recentemente, a modernização das técnicas de produção. Um evento como o TecnoAgro, portanto, é a reafirmação do compromisso com todos que compõem o agro capixaba”.

Cláudia Gregório, apresentadora do Jornal do Campo, deu bom dia aos presentes no TecnoAgro. Crédito: Fernando Madeira/A Gazeta

O agroinfluencer e empresário Raphael Houyaek, da Fazenda Esperança Alegrete (RS), foi o responsável por iniciar os trabalhos do dia. Com uma história de superação no agronegócio, Houyaek compartilhou um pouco da trajetória dele, exaltando a importância do trabalhador rural. “Nosso propósito é fazer o agro mais forte através de pessoas mais fortes. Mais importante do que qualquer acumulação de diplomas é entender, desde cedo, que ingressar no mercado de trabalho nos dias de hoje exige muito mais que formação técnica. Tem gente especialista em pasto e bois. Precisamos de gente especialista em gente”.

Com uma programação simultânea em 4 espaços, o evento trata dos mais diversos assuntos relacionados ao agronegócio, do uso de drones para pulverização de pesticidas na lavoura às técnicas inovadoras de produção de camarão marinho. Para o secretário de Agricultura do Espírito Santo, Mário Louzada, o TecnoAgro é uma realização relevante para o setor. “São muitas palestras interessantíssimas. Há muita coisa nova, muita coisa tecnológica para o agronegócio. É um evento que promete”, avalia o titular da Seag.

Os talentos da Rede Gazeta também marcaram presença. O Bom Dia Espírito Santo foi apresentado direto do local do evento, com os jornalistas Mário Bonella e Fabíola de Paula inclusive dando uma voltinha pela feira de expositores e produtores do campo. Nos painéis, além de Cláudia Gregório, a apresentação ficou por conta de Laila Magesk (A Gazeta), Lara Rosado e Gabriela Molina (Estúdio Gazeta). Uma cobertura completa foi realizada, com transmissão ao vivo do palco principal e dos auditórios na página do evento, em A Gazeta.

Feira de expositores

Com grande movimentação do público ao longo do dia, quem escolheu expor produtos e serviços no TecnoAgro aprovou a experiência do primeiro dia. Vinicius Allazio, da VP Solar, considera o evento uma vitrine para os empresários e produtores rurais. “No TecnoAgro conseguimos atingir o nosso público. São diversas marcas presentes aqui e ligadas a agricultura. Trouxemos para cá qualidade, com um painel solar considerado o melhor do mundo. É o mesmo módulo usado pelos canadenses, americanos europeus e japoneses”, confirma.

Outras marcas marcaram presença, oferecendo condições especiais de crédito, capacitação e produtos, além dos produtos provenientes da agricultura familiar – teve queijos, embutidos, mel, frutas orgânicas e cachaça da terra.

Feira de expositores teve delícias da agricultura familiar. Crédito: Fernando Madeira/A Gazeta

No fim da tarde, o painel “Como a inovação está transformando as relações na cadeia do agro” trouxe para a conversa o presidente da AgroVen, Sílvio Passos, o presidente da Orbia.ag, Ivan Moreno, e o vice-presidente da Raízen (considerada pela Forbes uma das empresas mais inovadoras do Brasil), Fábio Mota. Os três, em consenso, defenderam que nenhuma tecnologia irá substituir a presença humana no agronegócio e que investimentos necessitam, antes de mais nada, de um olhar empático para efetivamente produzirem inovação no segmento.

Com muita animação, o encerramento do primeiro dia do TecnoAgro 2022 teve tudo a ver com a proposta: o cantor sertanejo linharense Filipe Fantin animou a noite com vários sucessos, em um momento de relaxamento dos convidados, que ainda puderam provar chopps artesanais e cachaças premiadas internacionalmente, e que são produzidas também no município do Norte do ES.

Nesta sexta-feira (10), a programação continua das 8h às 22h. As inscrições podem ser feitas clicando aqui ou no credenciamento na entrada do evento. Os painéis também podem ser acompanhados sem sair de casa, com transmissão ao vivo pelo site de A Gazeta.