Encontro de Pais e Mestres debate a transformação digital e humana na educação

Texto: Eduarda Moro

Para discutir os desafios do uso das ferramentas digitais na educação, a edição de 2021 do Encontro de Pais e Mestres aconteceu na última sexta-feira (08), no auditório da Rede Gazeta, em Vitória, e foi transmitida ao vivo pela página de A Gazeta. O palestrante convidado foi o psicólogo e colunista da CBN, Rossandro Klinjet e o evento também contou com a participação do secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, e da psicanalista Bianca Martins.

Encontro de Pais e Mestres foi transmitido ao vivo em A Gazeta

Mediado pela jornalista Daniela Abreu e respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, o bate-papo abordou o tema “O ser humano no centro da transformação digital”. No período de pandemia, o uso da tecnologia na educação foi essencial com as aulas remotas. Em sua fala, Klinjet refletiu sobre as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia na educação e da importância do afeto na escola. “Professor não é só um repassador de conteúdo. O educador é aquele que desenvolve na relação professor-aluno a troca afetiva”, comentou Klinjet.

O especialista também salientou os efeitos da má-utilização da Internet entre as crianças e adolescentes. Klinjet defendeu que “é uma falácia achar que essa geração que chamamos de nativos digitais são mais capazes em termos de tecnologia. Saiu uma pesquisa recente na Inglaterra que afirmou que metade da geração de jovens de hoje não sabem diferenciar opinião de um fato”.

Atenção dos pais

Com um olhar de cautela, o secretário de Educação Vitor de Angelo destacou a importância do monitoramento do uso das tecnologias pelos jovens através do controle parental. De Angelo alertou que “não basta quebrar o celular ou racionalizar o uso do tablet. A gente precisa saber lidar com esses equipamentos. Como estamos falando de uma faixa etária muito sensível, os pais devem assumir a dianteira desse processo”. 

Por fim, a psicanalista Bianca Martins destacou que “é fundamental que as famílias entendam que é responsabilidade delas o controle do uso de todas as coisas pelas crianças; em segundo momento, é da escola”, ressaltando a importância da parceria pais-mestres.

Promovido pela Rede Gazeta e já na 4ª edição, o Encontro de Pais e Mestres tem como objetivo trocar experiências com participantes renomados da Educação no país.