‘Vacina Sim’: cuidados de prevenção devem ser mantidos mesmo após a vacinação

Um ano após o início da pandemia que parou o mundo, muitos brasileiros já se acostumaram com os cuidados necessários, como usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento. Mas é importante que, mesmo após receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, esses cuidados sejam mantidos. É com essa ideia que TV Globo, G1, GloboNews, O Glogo, Extra, Estadão, Folha de S. Paulo e UOL, lançaram nessa segunda (19) a terceira fase da campanha ‘Vacina Sim’, que tem o apoio da Rede Gazeta.

Este novo momento inclui também outros players e marcas que integram os grupos dos veículos do consórcio de imprensa, como as afiliadas, para que a informação seja ainda mais amplificada. Ao todo, mais de 70 marcas vão reverberar a mensagem em todo o Brasil.

“Esta fase da campanha ‘Vacina Sim’ reforça o propósito da criação do consórcio de veículos de imprensa, que é o combate à desinformação. Seguimos cumprindo essa missão, agora mostrando a necessidade de manter as medidas necessárias, enquanto a vacinação ainda está em curso”, afirma Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da Globo.

“É importante reiterarmos essa mensagem de continuar com os cuidados recomendados, chancelada pelo consórcio de imprensa, que todos os dias leva informação confiável e de qualidade à população. A campanha, que sempre teve o objetivo de informar, amplia essa proposta chamando novos atores da sociedade para unir forças contra a desinformação, incentivando o autocuidado e o cuidado ao próximo”, destaca Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

Em toda a campanha serão sinalizadas as mensagens de cuidados e proteção, mesmo para quem já recebeu a segunda dose da vacina. Além das peças para a TV, com duração de 30 segundos, estão previstas também comunicações em mídias digitais e ativações nas redes sociais.

Para o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg, o movimento vem ao encontro da postura da empresa desde a chegada do coronavírus no Brasil. “Desde o início da pandemia, defendemos que a melhor arma contra a Covid-19 é a informação, checada e apurada com credibilidade, o que faz parte do DNA dos nossos veículos. Agora, com a vacinação já disponível, ou seja, temos uma solução, é preciso conscientizar ainda mais a população para não perder tempo e superar essa triste situação o quanto antes. Apoiar esse movimento é parte do nosso compromisso”.

“O papel do jornalismo diante dessa crise é duplo: combater a ignorância de pessoas inocentes de um lado, e em outra frente combater a má fé. Só assim vamos cumprir com a nossa missão”, completa o diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer.

“Sem vacinas o mundo seria pior, muitas doenças mortais ainda estariam assolando a Terra. Quem está vivo hoje tomou vacinas. Não se pode retirar isto do futuro dos que hoje vivem. Vacina salva. E campanhas como a ‘Vacina Sim’ nos ajudam a lembrar tudo isso”, afirma o médico-sanitarista Gonzalo Vecina, colunista do Estadão e fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Existem pessoas que negam a importância das vacinas. Creem que fazem mal ou que, ao impedir que a doença ocorra, tiram a oportunidade de desenvolver respostas imunológicas. Mas o que as vacinas fazem é justamente nos proteger de enfermidades que podem ser fatais. Elas ajudam a desenvolver nossa capacidade imunológica de defesa. Temos que combater os poucos negacionistas que insistem em sua cantilena lúgubre. Informação é a vacina contra a ignorância destas pessoas”, conclui Vecina.

A favor da vida e contra a desinformação
A campanha ‘Vacina Sim’ teve início em janeiro de 2021 com a proposta de conscientizar a população sobre a importância da vacina. Em sua primeira fase, o consórcio de veículos de imprensa propôs uma mobilização no momento em que a vacina chegava ao Brasil. A segunda etapa da campanha contou com a participação de jornalistas, colunistas, atores e apresentadores da TV Globo, G1, GloboNews, O Globo, Extra, Estadão, Folha de S. Paulo e UOL.