Autoridades do ES lamentam a morte do fundador da Rede Gazeta

Falecido na madrugada desta terça-feira (06), o empresário, escritor e músico Cariê Lindenberg deixou um grande legado aos capixabas. Prova disso são as dezenas de manifestações de pesar de autoridades, políticos e entidades que, por todas as plataformas e redes sociais, lamentaram a morte do empresário. Por muitos, Cariê foi definido como “uma voz a favor da democracia”.

Cariê e Tancredo Neves – Foto: Acervo A Gazeta

Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande (PSB), afirmou: “O ES perdeu uma das suas maiores personalidades: o empresário, músico, escritor e presidente do grupo Rede Gazeta, Carlos Fernando Lindenberg. Cariê se notabilizou como defensor da democracia e da liberdade de imprensa. Sua história orgulha os capixabas. Siga em paz”. O governo do Estado decretou luto oficial de 3 dias devido ao falecimento do presidente do Conselho de Administração da Rede Gazeta.

O ex-governador Paulo Hartung (sem partido) lembrou a importância da presença de Cariê nas mudanças econômicas e no desenvolvimento da cultura capixaba. “Hoje, o Espírito Santo acorda triste com a morte de Cariê. Ele esteve presente em boa parte dos fatos importantes que ocorreram no nosso Estado nos últimos anos. No momento difícil que o Estado buscou sua reconstrução constitucional, Cariê estava presente nos movimentos. Apoiando Reage ES e participando diretamente do movimento empresarial que virou o ES em Ação, que nos colocou de pé novamente”, disse, emocionado.

Segundo o presidente do ES em Ação, Fábio Brasileiro, Cariê era “um homem à frente do seu tempo, empreendedor do ramo de comunicação e uma voz em favor da democracia e da liberdade de imprensa. Uma liderança de grande contribuição para o desenvolvimento do Estado. Expressamos nossas sinceras condolências a toda a família por meio de seu filho Café Lindenberg, também conselheiro do ES em Ação, neste momento de perda e dor”.

Já o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também falou sobre a perda de Cariê, destacando o legado e a história deixada pelo “homem à frente de seu tempo”, e decretou luto oficial de três dias na Capital a partir desta terça. “Fica o legado do escritor, empresário, músico. O legado da democracia, da ética, da retidão, da construção de um grupo sólido de comunicação, com pilares muito fincados na democracia. Um homem à frente de seu tempo e que deixa uma história que vai marcar para sempre o Estado do Espírito Santo”, afirmou o prefeito.

Entidades

Emocionado, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, lamentou a perda do empresário, por quem disse sentir imenso carinho. “Para nós, é uma perda irreparável e que com certeza vai deixar uma lacuna enorme no desenvolvimento de nosso Estado. Temos um carinho enorme pela família Lindenberg, que tanto contribuiu para o desenvolvimento empresarial e comercial de nosso Estado, em especial Cariê, por meio da fundação da Rede Gazeta”.

Cariê 90 anos Rede Gazeta Foto: Bernardo Coutinho – GZ

Cris Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) publicou nota de pesar em suas redes sociais. “A Findes lamenta profundamente a perda de Cariê Lindenberg, uma das maiores lideranças empresariais do Espírito Santo, criador da Rede Gazeta, incansável defensor da liberdade, da ética e do jornalismo independente. Tinha compromisso sincero com o desenvolvimento econômico e social do Estado. Era também fazendeiro, músico, escritor, artista. Mas o jornalismo era a sua grande paixão. Seus valores permanecem como referência para todos nós. Nossos sentimentos a todos os amigos e familiares”.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), também se manifestou. “A minha proximidade com Cariê começa em 1993. Ao longo destes 28 anos de convívio, posso afirmar que, o Espírito Santo perde a presença de um homem de visão, enorme capacidade de trabalho e rígido senso ético. Todas as pessoas que tiveram o privilégio de conhecê-lo, conversar com ele, desfrutaram com certeza, de um papo alegre e instrutivo”. Já Guerino Balestrassi (PSC), prefeito de Colatina, destacou que “Cariê foi uma presença muito marcante para a nossa geração. Fortaleceu os arranjos produtivos no Espírito Santo, os grandes empreendimentos que geraram empregos e desenvolveram o empreendedorismo no nosso Estado”.

Confira mais repercussões sobre a morte de Cariê Lindenberg na cobertura do site A Gazeta.