Curso de Residência rendendo bons frutos

Nádia Prado atua como videorrepórter na InterTV (Foto: Reprodução/Instagram)

Ao longo de mais de 20 anos, a Residência em Jornalismo da Rede Gazeta já formou mais de 400 profissionais e se consolidou como um importante curso para ter no currículo. Pouco mais de três meses após o fim da última edição, os ex-residentes da 23ª turma já estão construindo suas trajetórias profissionais na área.

Um exemplo é a jornalista Nádia Prado, que assumiu a função de videorrepórter da InterTV, afiliada da TV Globo em Petrópolis (RJ). “O meu diretor perguntou o que eu tinha feito na Residência e, principalmente, se eu já tinha feito alguma entrada ao vivo. Quando eu falei que sim, para a CBN Vitória, ele ficou bem entusiasmado, porque uma das funções do meu cargo é essa”.

Maiara Dal Bosco é repórter e colunista no jornal O Hoje (Foto: Reprodução/Instagram)

Quem também avalia que a passagem pela Rede trouxe mais confiança é a jornalista Maiara Dal Bosco. Logo após o fim do curso, ela foi contratada como repórter e colunista do jornal goiano O Hoje. “Apesar de ter experiência em outras áreas do jornalismo, antes da Residência eu não tinha vivenciado o dia a dia de uma grande redação. Hoje, trabalho em um jornal impresso e, com certeza, a experiência na Rede Gazeta auxiliou neste processo.”

Lorraine Paixão (Foto: Aya Fotonarrativas – Reprodução/Instagram)

A ex-foquinha Lorraine Paixão, que está atuando como assessora de comunicação e produtora cultural considera que a experiência reforçou os valores fundamentais que se espera do profissional de comunicação, independentemente da àrea. “Nossa profissão tem vivido muitos desafios e nós precisamos sempre buscar outros caminhos alternativos, sem esquecer a ética e o compromisso com a sociedade”, reflete.

A coordenadora da Residência, Ana Laura Nahas, comemora a conquista dos ex-residentes, muitos deles recém-formados e que agora conseguiram o primeiro emprego. “É uma alegria acompanhar essa evolução profissional e ver muitos deles chegando ao mercado, especialmente em um período tão atípico como o que estamos vivendo. No curso eles ganham não apenas experiência, mas um enorme diferencial para o mercado de trabalho”, avalia Ana Laura.

Além de Nádia, Lorraine e Maiara, outros ex-residentes da turma de 2020 também já conseguiram colocações no mercado de trabalho, seja no ES ou em outro estado. E aqui, seguindo na Rede, estão Vinicius Viana e Vinicius Zagotto, que integraram, respectivamente, o time do Estúdio Gazeta e a reportagem da Regional Norte, em Linhares.