Com informações de Luiza Marcondes
Começando o ano com o pé direito: o site A Gazeta bateu a marca de 9,5 milhões de usuários únicos em um mês nesse janeiro de 2021. Esse número é mais que o dobro da população estimada do Espírito Santo – aproximadamente 4 milhões de pessoas, segundo o IBGE. O recorde de acessos acontece pouco mais de um ano depois da transformação digital do veículo, no final de 2019.
“O resultado de audiência do site reflete a aproximação de A Gazeta com seus leitores, por meio de uma linguagem que toca a vida dos capixabas. Fico muito feliz em ver que o público aposta na credibilidade do site, porque sabe que nossas notícias são checadas, apuradas com muito critério”, declarou o diretor de jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer.
Se comparada a janeiro do ano passado, quando o recém-lançado novo site atingiu 3 milhões de usuários no mês, a marca agora é mais de três vezes superior. Outro destaque recente na audiência foi a cobertura das eleições em novembro de 2020, quando o site atingiu 1 milhão de usuários únicos em um único dia, no domingo de votação do primeiro turno. Além disso, A Gazeta já tem quase 1 milhão de seguidores no Facebook, 500 mil no Instagram e 331,5 mil followers no Twitter.
Para a editora-chefe da redação A Gazeta/CBN, Elaine Silva, o crescimento mês a mês acontece porque o veículo conseguiu entender como oferecer o conteúdo jornalístico de acordo com a jornada de consumo dos leitores. “Hoje, seja pelo acesso direto ao site, pelos buscadores ou redes sociais, os capixabas podem estar informados o tempo todo, pelo celular, da forma que eles desejarem. Queremos desenvolver cada vez mais ferramentas e inovações para estar mais próximo dos leitores, oferecendo informações exclusivas, análises, conteúdos úteis, bem como histórias inspiradoras e muita diversão. Contamos com cada capixaba e esperamos que eles possam contar com a gente sempre também”, revelou.
Um exemplo de como esse conteúdo exclusivo e em diferentes formatos tem atraído ainda mais os leitores são os webstories, uma modalidade com dicas de receitas, cotidiano e prestação de serviço de forma simples e dinâmica. O editor executivo de Performance, Aglisson Lopes, cita a enorme interação do público nas redes sociais a partir das publicações sobre a chegada das vacinas e início da vacinação no Estado, sobre o calorão que não deu trégua, e das reportagens de entretenimento e da Revista.ag.
Outro destaque deste crescimento é o diferencial dos colunistas e articulistas de A Gazeta. “Eles elevam a qualidade do nosso produto, com informações exclusivas e análises sobre os fatos mais importantes do cotidiano do cidadão. A audiência respondeu, e os números demonstram isso, são extraordinários”, concluiu Abdo Chequer.