O perfil de A Gazeta no Instagram ultrapassou os 500 mil seguidores no último domingo (10). A marca é resultado do trabalho do time de Distribuição da Redação A Gazeta/CBN, estruturado a partir da Transformação Digital da Rede Gazeta.
O editor de Distribuição Rhayan Lemes considera que a rede social se tornou uma plataforma estratégica de distribuição do conteúdo qualificado de A Gazeta. “A gente passou a tratar o nosso feed do Instagram como um veículo de comunicação mesmo. Passamos a imprimir nele as notícias publicadas por A Gazeta, que levam informação relevante para o nosso público. É um perfil que cresce organicamente levando a marca de apuração, de jornalismo de qualidade e de conteúdo verificado de A Gazeta para esses seguidores”. Ele também celebra o resultado alcançado: “É fruto de um trabalho feito com muito empenho pela nossa equipe, sempre atenta à temperatura do noticiário, para abastecer essa rede social e gerar engajamento dos nossos seguidores.”
Em janeiro de 2019, a conta de A Gazeta no Instagram somava 179 mil seguidores, número que havia, praticamente, dobrado até o mesmo período de 2020, quando o perfil contava com 334 mil seguidores. A marca de meio milhão de followers, para Aglisson Lopes, editor executivo de Performance, mostra a proximidade do veículo com o cotidiano do capixaba. “Esse crescimento em um ano tão expressivo como 220 é muito importante porque revela a presença de A Gazeta na vida das pessoas – especialmente no Espírito Santo – e também evidencia a sintonia do nosso jornalismo, independente de em qual rede está”, avalia.
Tanto Rhayan quanto Aglisson garantem que o perfil dos seguidores de @agazetaes no Instagram é mais qualificado, e que esses usuários são os que tendem a consumir mais conteúdos publicados pelo site. “A gente percebe que há um envolvimento maior das pessoas no Instagram. Inclusive, o perfil do usuário do Instagram que acessa A Gazeta é o de um leitor que navega mais, que lê mais e que tem mais tempo de permanência dentro das matérias. Então, ficamos muito felizes porque é um leitor que usa o Instagram pra acompanhar as noticias e nós temos feito um esforço pra manter essa sintonia com o público”, completa Aglisson.
Mas, o Instagram não é a única rede social em que A Gazeta tem conquistado números expressivos. A pagina do veículo no Facebook está próxima de alcançar um milhão de seguidores – até essa segunda-feira (11) já são 953.947. O WhatsApp também passou a ser uma ferramenta importante para a distribuição de conteúdo. “Nós criamos os grupos de WhatsApp durante a pandemia e dela extraímos uma nova audiência, que antes a gente não tinha. Hoje esses grupos são responsáveis por 10% da audiência de todo conteúdo de coronavírus, o que é um dado também muito relevante”, conta Rhayan.
“Isso é uma vitória do jornalismo da Rede Gazeta, de uma maneira geral, e da Redação A Gazeta/CBN, de todos os jornalistas e da equipe de Distribuição. Não é o trabalho de uma pessoa só, é de um time que pensa em estratégias que ampliam o alcance do nosso trabalho”, conclui Aglisson.