E setembro realmente é um mês bem colorido: além de amarelo, pouca gente sabe que ele também é Setembro Dourado, o mês da conscientização do câncer infantojuvenil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Espírito Santo tem anualmente cerca de 200 casos da doença em menores de 19 anos. Por isso, a Acacci realiza ações durante todo o mês para jogar luz sobre o tema e conta com o apoio da Rede Gazeta.

Neste ano, a instituição está realizando uma rodada de lives no Instagram @acacci_oficial com convidados especiais falando sobre diversos assuntos dentro da temática. Nesta quinta-feira (17), é a vez da médica oncologista pediatra e conselheira da Acacci, Dra Glaucia Perini Zouain Figueiredo, que vai falar sobre “Setembro Dourado – Cenário do câncer infantojuvenil no Espírito Santo e a importância do diagnóstico precoce”. Pesquisas indicam que a descoberta precoce da doença é capaz de aumentar em 70% as chances de cura.

Por isso, é importante ficar atento aos sintomas, como dores no corpo por tempo prolongado, sangramentos ou manchas roxas que aparecem do nada, febre prolongada, palidez excessiva, entre outros. No caso de aparecimento de algum desses sinais, deve-se procurar um médico. Para ter acesso a mais conteúdos sobre o assunto, acesse acacci.org.br.