Lançamento do Curso de Residência em Jornalismo tem nova data e palestrantes

Texto: Eduardo Fachetti

O lançamento do 23º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta tem nova data: será nesta quarta-feira (26) a partir das 14h30, em A Gazeta. Os repórteres Nilson Klava, da Globo News, e Murilo Salviano, do Fantástico, são os convidados para a palestra “Como a pandemia impactou o dia a dia do jornalismo”, que marca a semana de lançamento das inscrições do programa.

As palestras serão transmitidas ao vivo em www.agazeta.com.br. Já a partir desta segunda-feira (24), até 8 de setembro, estudantes e recém-formados de quaisquer cursos podem se credenciar para a seleção, que este ano vai escolher 10 alunos para o projeto. O lançamento estava previsto para segunda (24), mas por questões de agenda, a participação do jornalista Heraldo Pereira teve que ser cancelada.

Klava e Salviano vão falar, ao vivo, sobre as mudanças nas rotinas de produção de reportagens e apurações. Mais jovem repórter a fazer entradas ao vivo na Globo, Nilson Klava tem 24 anos e está desde 2016 cobrindo a agenda do Congresso Nacional, em Brasília. Murilo Salviano, por sua vez, já passou pela Globo News e hoje é repórter especial do “Fantástico”. Em abril, ele conduziu, à distância, a polêmica entrevista do ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta, que caiu dias após criticar o presidente Jair Bolsonaro sobre políticas de enfrentamento à Covid-19.

O 23º Curso de Residência em Jornalismo vai seguir o movimento feito pelas redações jornalísticas de todo o país e integrar, ao longo de três meses, atividades a distância e presenciais, seguindo as premissas de distanciamento social e normas de segurança e prevenção à Covid-19. Podem participar estudantes e recém-formados de quaisquer áreas, desde que a graduação se encerre entre julho de 2019 e julho de 2021.

“O Curso de Residência da Rede Gazeta é um dos mais antigos do país e, ao longo dessas duas décadas, formamos mais de 400 profissionais, que hoje se destacam no mercado do Espírito Santo, no Brasil e até no exterior. Estamos vivendo um momento ímpar da produção de notícias no Brasil e no mundo, e é imprescindível que esse programa esteja sintonizado com a realidade”, pondera o gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta, Eduardo Fachetti.

Como será?
Os candidatos vão passar por três fases de seleção: prova de conhecimentos gerais, redação e entrevistas individuais, e 10 alunos serão escolhidos. Entre os dias 21 de setembro e 16 de outubro, os residentes terão aulas e oficinas on-line, com profissionais da Rede Gazeta e de redações nacionais como O Globo e Estadão.

A partir do dia 19 de outubro, os residentes passarão a frequentar as redações da TV Gazeta, A Gazeta e CBN Vitória, acompanhando de perto a rotina dos profissionais e produzindo conteúdos factuais, além de um projeto especial de conclusão de curso, ligado à cobertura das eleições municipais marcadas para novembro.

CRONOGRAMA
Lançamento do 23º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta
26 de agosto, 14h30, em www.agazeta.com.br
Palestra “Como a pandemia impactou o dia a dia do jornalismo”, com os jornalistas Nilson Klava, da Globo News, e Murilo Salviano, do Fantástico

Inscrições para o curso: 24/08 a 08/09
hm-www.redegazeta.com.br/residencia

Prova de conhecimentos gerais on-line: 10/09

Prova de redação jornalística on-line: 11/09

Entrevistas individuais: 15 a 18/09

Anúncio dos 10 residentes selecionados: 18/09 à tarde

Aulas e oficinas de produção (fase a distância): 21/09 a 16/10

Imersão presencial na Rede Gazeta: 19/10 a 04/12