Encontros do Saber: boa alimentação vai além da quantidade de calorias

Uma boa alimentação vai muito além da quantidade calorias. É o que garante a nutricionista e apresentadora de TV Gabriela Kapim, que participou nesta quarta-feira (05) de mais uma palestra do Encontros do Saber, promovida pela Revista.ag, na sede da Rede Gazeta, em Vitória. O evento, que conta com a parceria da Casa do Saber Rio, também teve a participação da nutricionista capixaba Roberta Larica.

Gabriela contou sua história e falou da importância de se prestar atenção na alimentação das crianças. “É importante estarmos atentos em como nos relacionamos com a comida, com os nossos filhos e a família. Antes de cobrarmos de uma criança que ela coma bem, é preciso avaliarmos se nós, adultos, nos alimentamos bem.”

Para a nutricionista carioca, os pais precisam ter coragem e ser firmes na hora da alimentação. “Tem que colocar o coração de mãe no freezer porque ficar com peninha não ajuda. Se hoje o filho não comer do jeito que foi combinado, a criança vai ficar com fome.”

Chilique

Segundo a especialista, ficar dois dias sem comer não vai fazer com que o filho fique doente. “A criança vai ficar doente porque está dois anos comendo mal. É preciso ter essa resistência e essa persistência. Escolhe o dia que vai bancar o chilique e vai. No dia seguinte, o chilique vai ser menor”, declarou.

Além disso a alimentação tem que ser levada a sério. “É tão importante como colocar o cinto de segurança no filho quando se entra dentro do carro. Uma má alimentação pode acarretar diversas doenças com o passar dos anos”, disse Gabriela.

Novos sabores

Já a nutricionista capixaba e comentarista da Rádio CBN Vitória Roberta Larica ressaltou a importância de cultivar bons hábitos alimentares na família. “É preciso trabalhar a reeducação alimentar e provar que é gostoso se alimentar”, ressaltou, explicando ainda que experimentar novos sabores é um trabalho constante de educação.

Para ela, as crianças também aprendem com os exemplos dentro de casa. “Se quisermos mudar hábitos alimentares e cuidar da saúde, precisamos começar a refletir. A mudança começa dentro de nós. A gente precisa se cuidar para cuidar dos filhos.”

 

Diálogos

O diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer, destacou que o evento já era um sucesso antes mesmo de acontecer. Isso porque a lotação máxima do auditório esgotou em menos de 48 horas de inscrição. “Com esses encontros podemos mudar nossas opiniões e rever nossos conceitos”, pontuou.

O responsável pela curadoria da Casa do Saber Rio, Ricardo Nicolay, disse que é uma honra fazer parte desta parceria com a Rede Gazeta. “A gente sabe que no Brasil é muito difícil reverberar cultura e o Encontros do Saber é fundamental para compartilhar conhecimentos.”

Assim como nas outras edições, uma instituição também foi beneficiada com doações no evento desta quarta-feira (05). Desta vez, cestas básicas com alimentos não perecíveis foram arrecadados para o projeto Sementes, de Jacaraípe, na cidade da Serra. A iniciativa atende cerca de 200 crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social.

(Guilherme Silva e Lara Rosado)