TV Gazeta apresenta série “Expedição Científica do Rio Doce”

foto: Ricardo Medeiros
Rio Doce
As reportagens vão ao ar no ESTV 1ª edição até a próxima sexta-feira (07)
Publicado em 03/11/2014

A TV Gazeta levou ao ar nesta segunda-feira (03) a primeira reportagem da série “Expedição Científica do Rio Doce”. Até próxima sexta-feira (07) as equipes de jornalismo da Regionais Norte e Noroeste da Rede Gazeta vão mostrar a situação do rio desde sua nascente em Aimorés, Minas Gerais, até o encontro dele com o mar na Praia de Regência, em Linhares. As reportagens vão ao ar no ESTV 1ª edição. No dia seguinte a exibição de cada uma delas, o Bom dia Espírito Santo apresenta entrevistas com especialistas sobre os assuntos que foram abordados.

A falta de água é uma preocupação mundial e, aqui no Brasil, São Paulo vive a maior seca da história. O Espírito Santo passa por uma situação parecida no Rio Doce que apresenta a maior seca desde 1970. O braço norte do rio está seco e o braço sul, que antes era navegável, está tomado por bancos de areias. O objetivo da “Expedição” é levantar informações que vão ajudar na elaboração de um diagnóstico a respeito da atual situação do maior rio do Estado, além de mostrar as belezas das águas.

“É preocupante a situação do Rio Doce em alguns municípios. Na expedição, observamos vários pontos de poluição, seca e desmatamento. Em compensação, vimos lugares onde a água é transparente e cheia de vida, o que despertou uma esperança. Nossa intenção também é mostrar aos telespectadores que dá para salvar o rio se cada um fizer a sua parte”, convida o editor-chefe da TV Gazeta Norte e Noroeste e apresentador da série Vinícius Baptista.

foto: Divulgação
Expedição Rio Doce
A equipe de telejornalismo começou a viagem em Minas Gerais

A equipe de telejornalismo começou a viagem no Estado mineiro no último dia 06 de outubro e terminou a expedição no dia 11 do mesmo mês. Especialistas, repórteres e cinegrafistas velejaram as águas do trecho capixaba que compreende os municípios de Colatina, Baixo Guandu, Itapina e Linhares. O Gazeta Online traz um Especial com matérias sobre a viagem e o diário de bordo. O jornal A Gazeta publicará um caderno especial da série e o conteúdo também irá ao ar na rádio CBN Vitória.

Clique aqui e assista a primeira reportagem da série

O projeto é uma realização da Rede Gazeta com patrocínio das empresas Fibria e Manabi e a Prefeitura de Linhares. A expedição teve o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes de Colatina), Polícia Ambiental, Associação de Pesca Esportiva de Colatina (Apesc) e Corpo de Bombeiros.